Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Janeiro de 2020 | 19h51 - Actualizado em 24 Janeiro de 2020 | 19h51

Tribunal de Contas e FEC assinam protocolo

Luanda - A Faculdade de Economia (FEC) da Universidade Agostinho Neto (UAN) e o Tribunal de Conta assinaram hoje, sexta-feira, em Luanda, um protocolo para criação de um curso de pós-graduação em Contabilidade Pública e Auditoria para técnicos desta instituição judicial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Momento da assinatura do acordo de cooperação entre o Tribunal de Contas e a Faculdade de Economia da UAN

Foto: Francisco Miúdo

Exalgina Gâmboa, Presidente do Tribunal de Contas

Foto: Francisco Miúdo

Com início previsto para o mês de Fevereiro deste ano, cada sessão da formação terá duração de oito meses.

O memorando foi rubricado pela juíza conselheira presidente do Tribunal de Contas, Exalgina  Gambôa, e o decano da FEC da UAN, Redento Maia, cujo acordo de entendimento terá vigência de dois anos, podendo ser renovado anualmente mediante a vontade das partes.

Na ocasião, Exalgina Gambôa disse que augura da coordenação científica do curso o melhor em termos de conteúdos pedagógicos e da selecção do corpo docente, no sentido de capacitar eficazmente os técnicos do Tribunal de Contas.

Pretende que os técnicos tenham mais aulas práticas sobre casos da administração pública de Angola e de matérias ligadas a processos actuados no Tribunal de Contas.

Espera ainda que os técnicos ganhem mais prática no domínio de matérias ligadas ao domínio do Plano de Contas das entidades pública, Cálculo e Análises Financeira, para tornar mais eficaz o trabalho de análise das mais de duas mil prestações de contas.

Por seu turno, Redento Maia referiu que a faculdade está a apostar na investigação científica e para materializar este projecto tem reforçado a instituição com novos investigadores e celebrado parcerias internacionais.

“A Faculdade de Economia da UAN é uma instituição de alicerces sólidos e de resultados comprovados, que de acordo com todos os rankings internacionais é a melhor escola de ensino superior do país na área das ciências económicas e empresariais”, argumentou.

Fez saber que para os cursos de pós-graduação em Contabilidade Pública adaptado às necessidades dos quadros do Tribunal de Contas intervirão os docentes mais habilitados e competentes em cada disciplina, bem como serão mobilizados os melhores recursos e competências para capacitar eficazmente os formandos.

O Tribunal de Contas é o órgão supremo de fiscalização da legalidade das finanças públicas e de julgamento das contas que a lei é sujeita à sua jurisdição. Compete-lhe fiscalizar a legalidade dos actos e contratos gerados de despesas ou que representam responsabilidades financeiras.

FEC da UAN é uma instituição pública de ensino superior, vocacionada para o ensino nas áreas da Economia, Contabilidade e Administração, Contabilidade e Auditoria de Empresas e Gestão Financeira.

Assuntos Protocolo  

Leia também