Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

16 Outubro de 2019 | 12h17 - Actualizado em 16 Outubro de 2019 | 14h54

Projecto "Ana Jetu" reinsere 62 crianças no seio familiar no Luena

Luena - Sessenta e duas crianças que viviam nas ruas da cidade do Luena, província do Moxico, foram reinseridas no seio familiar de 2014 a 2019 pelo projecto "Ana Jetu", afecto à Diocese do Luena.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Moxico: Coordenador do projecto ANAJETU no moxico, Rui Katumbi

Foto: kinda kyungu

Segundo o coordenador do projecto, Rui Catumbi, que falava no workshop sobre "Crianças de Rua - Inserção e Reincidência", algumas destas crianças foram recolhidas no centro "Ana Jetu" para sua educação, enquanto outras foram entregues as seus famíliares para um melhor acompanhamento e assistência.

Ressaltou que a falta de psicólogos e sociólogos no centro tem dificultado o processo de reeducação dos menores.

Com capacidade para albergar 17 menores de 10 a 14 anos de idade, o centro é auxiliado por cinco assistentes e desde a sua criação, em 2013, já acolheu 153 crianças recolhidas nas principais artérias do Luena.

Apontou que para além dos locais, os petizes eram provenientes do município do Luau, das províncias da Lunda Sul, Lunda Norte e das vizinhas Repúblicas Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia.

Na ocasião, Rui Catumbi augurou que o workshop fortaleça as relações entre o centro, instituições estatais e não governamentais para velarem pelo bem-estar das crianças.

Em dois dias, o encontro, promovido em parceria com a Diocese de Luena e a organização Vamos Juntos “VIS”, vai abordar temas ligados à situação de crianças de rua.

Contacto com as crianças na rua e no Centro “Ana Jetu”, reinserção nas famílias, inserção sócio laboral, a reincidência na rua, relacionamento com as comunidades e instituições são temas agendados para o encontro.

Leia também
  • 16/10/2019 14:51:28

    INAC controla 124 centros de acolhimento no país

    Luanda - O Instituo Nacional da Criança (INAC) tem registado em todo o país 124 centros de acolhimentos e lares infantis, informou hoje (quarta-feira), em Luanda, o director-geral da instituição, Paulo Tchiemba Kalesi.

  • 16/10/2019 11:25:40

    Segundo ciclo das Transferências Monetárias arranca em Novembro

    Luanda - O segundo ciclo de pagamentos das Transferências Sociais Monetárias vai abranger, a partir de Novembro deste ano, perto de 11 mil crianças menores de cinco anos das províncias do Bié, Moxico e Uíge.

  • 15/10/2019 19:31:00

    Desabamento de casa mata bebé na Matala

    Lubango - Um bebé de quatro meses morreu e outros oito membros da mesma família ficaram feridos na madrugada de segunda-feira, no município da Matala, província da Huíla, na sequência do desabamento de uma residência, na decorrência da chuva que se abateu na região.