Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

29 Agosto de 2018 | 19h35 - Actualizado em 29 Agosto de 2018 | 19h48

Profissionais devem ter domínio de conceitos do protocolo e cerimonial - diz docente

Luanda - Os profissionais devem ter o perfeito domínio dos conceitos, bem como das especificidades do protocolo e cerimonial, distinguindo a actuação nos domínios público, privados ou internacional, defendeu, nesta quarta-feira, em Luanda, o docente da Escola Superior de Guerra das Forças Armadas Angolanas, coronel Francisco Longa.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Segundo o responsável, que falava durante a primeira Conferência Internacional sobre Cerimonial e Protocolo, sob o lema “Protocolo - mais do que uma Arte, uma ciência”, o desrespeito às normas pode provocar embaraço ou repúdio na relação entre Estados.

Acrescentou que ambos coexistem, é o cerimonial que cria a atmosfera, enquanto o protocolo regula o cerimonial.

Francisco Longa depois de se debruçar sobre as origens do cerimonial e do protocolo, apelou para o respeito ao código de ética, que regula a actuação do profissional desta área, de modo a exerce-la com dignidade, dinamismo, disciplina, organização e controlo.

Afirmou que em matéria de cerimonial e protocolo não deve haver espaço para improvisação.

Na mesma senda, o director de Relações Públicas, Protocolo e Relações Internacionais da Assembleia Nacional, Amilcar Mário Quinta, disse que o perfil, a capacidade para enfrentar situações, a serenidade, a atitude, a lisura, a idoneidade, a discrição e a urbanidade devem ser tidos em conta no recrutamento e selecção para trabalhar nas áreas de protocolo e cerimonial.

Chamou a atenção para o correcto uso dos símbolos nacionais, como o Hino Nacional, por ser pormenores que atestam a subtileza e o rigor do protocolo e o seu prestígio.

Por sua vez, o director da Escola Internacional de Protocolo da Universidade Miguel Hernandez, em Espanha, Geraldo Sanchez, considerou  importante a conferência internacional sobre Cerimonial e Protocolo, mesmo porque vai dotar aos participantes de conhecimentos teóricos e práticos sobre os procedimentos protocolares de cerimonial e as normas de cortesia.

Participam da conferência, profissionais de cerimonial, protocolar e público interessado.

Assuntos Protocolo  

Leia também
  • 07/11/2017 18:17:14

    Angola: UNITEL e USAID assinam memorando para combate da malária

    Luanda - Um memorando de entendimento para prevenção e combate da malária em Angola foi assinado hoje (terça-feira), em Luanda, entre a Agência americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) e a empresa angolana de telefonia móvel Unitel.

  • 12/05/2015 23:04:03

    Angola: Amangola busca parceria para dinamização da agricultura

    Luanda - A União das Associações Locais de Angola (Amangola) e a Associação Portuguesa Para o Desenvolvimento Local (Animar) assinaram segunda-feira (11), na região de Montalegre (Portugal), um Plano de Acção Conjunto para o Biénio 2015/2016, onde entre varias acções consta a parceria para dinamização da agricultura angolana.