Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

21 Setembro de 2020 | 21h34 - Actualizado em 22 Setembro de 2020 | 13h09

Covid-19: Ernesto Muangala quer hospitais em prontidão

Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, alertou, nesta segunda-feira, os responsáveis das unidades sanitárias do município de Chitato para a necessidade de haver materiais de biossegurança, medicamentos e outros equipamentos hospitalares indispensáveis, a fim de se combater a Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ernesto Muangala deixou estas orientações no final das visitas-surpresa aos cinco maiores hospitais da província, localizados no município de Chitato e recomendou aos gestores hospitalares para priorizarem materiais de biossegurança para os profissionais e fármacos, nos seus orçamentos.

Orientou os gestores a promoverem formações regulares e/ou trocas de experiência entre os profissionais das diferentes unidades sanitárias, no âmbito da assistência médica e medicamentosa de pacientes com Covid-19.

Reiterou que o Governo da Lunda Norte continuará a envidar esforços para criar condições de biossegurança e de internamento de pacientes com Covid-19 nas unidades hospitalares não orçamentadas.

Sobre as visitas-surpresa, disse que pretende incentivar a disciplina, rigor, transparência na gestão dos recursos, observância das medidas de biossegurança e avaliação do desempenho dos gestores hospitalares.

Recomendou, igualmente, os hospitais a não negligenciarem outras patologias, como a malária, lembrando que a Lunda Norte é uma província que tem sido assolada pela doença, sobretudo em épocas de chuva, daí a necessidade de se trabalhar na saúde preventiva.

Para além das unidades de referência, a província conta, no município de Chitato, com um Hospital de Campanha com 200 camas, para internar pacientes com patologias leves e graves.

A Lunda Norte conta com um caso positivo registado no município do Cuango, mas já recuperado.

Leia também
  • 16/09/2020 15:33:36

    Covid-19: Lunda Norte forma técnicos

    Dundo- Sessenta profissionais de saúde, entre enfermeiros, médicos e técnicos de diagnóstico terapêutico, da Lunda Norte estão a ser capacitados em matérias de gestão da Covid-19, primeiros socorros, medidas de prevenção.

  • 09/09/2020 20:51:13

    Covid-19: Partidos enaltecem medidas de combate

    Dundo - Os partidos políticos na Lunda Norte enalteceram as acções do Executivo para travar a propagação do novo coronavírus (Covid-19), o internamento e tratamento de pacientes com patologias leves e graves.

  • 04/09/2020 18:28:32

    Covid-19: Agentes de guarda fronteira testados

    Dundo - Trinta e dois agentes da Sétima Unidade da Polícia de Guarda Fronteira (PGF) na Lunda Norte foram testados, esta semana, dos quais um foi reactivo e o resto negativo.