Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

22 Janeiro de 2020 | 20h59 - Actualizado em 23 Janeiro de 2020 | 12h12

PGR poderá emitir mandado de captura contra Isabel dos Santos

Luanda - O Procurador-Geral da República, Helder Pitta Grós, admitiu esta quarta-feira, em Luanda, a possibilidade de se emitir um mandado de captura contra a empresária angolana Isabel dos Santos, constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos, durante a sua passagem pela petrolífera estatal Sonangol.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Procurador-Geral da República, Helder Pitta Grós (Arquivo)

Foto: Joaquina Bento

Em declarações à imprensa, na sequência da divulgação da investigação internacional "Luanda Leaks", Helder Pitta Grós sublinhou que a lei  dá essa faculdade.

Segundo o Procurador-Geral da República, está em curso uma investigação por branqueamento de capitais contra a Isabel dos Santos.

A este propósito, o magistrado adiantou que o processo está numa "fase decisiva" e que a empresária ainda não foi ouvida porque saíu do país no mesmo dia em que foi notificada.

Na ocasião, informou que a ex-presidente do Conselho de Administração da Sonangol e seus colaboradores mais próximos na petrolífera angolana foram constituídos arguidos.

O magistrado não colocou de parte a possibilidade de emissão de mandados de captura internacionais, bem como recorrer à cooperação da Interpol e da Europol, caso os visados não se apresentem à justiça angolana voluntariamente.

Isabel dos Santos, prosseguiu, nunca mostrou vontade de colaborar com as autoridades angolanas, sublinhando que por três vezes foi notificada e nunca respondeu.

Apesar disso, Helder Pitta Grós disse que se mantém em aberto a possibilidade de negociação. Caso aconteça, acrescentou, não anula o processo-crime. 

Assuntos Angola   Justiça   PGR  

Leia também
  • 22/01/2020 19:18:02

    Embaixador de Angola acreditado em Marrocos

    Luanda - O embaixador de Angola no Reino de Marrocos, Baltazar Diogo Cristóvão, entregou nesta quarta-feira (22), em Rabat, ao Rei Mohammed VI, as cartas que o acreditam como representante diplomático de Angola em Marrocos.

  • 22/01/2020 18:23:53

    UNITA quer tratamento judicial do "Luanda Leaks"

    Luanda - A UNITA, maior partido na oposição em Angola, considerou, esta quarta-feira, que os factos trazidos a público pelo "Luanda Leaks", sobre a origem da fortuna da empresária angolana Isabel dos Santos, têm de merecer o devido tratamento por parte dos órgãos judiciais.

  • 22/01/2020 16:36:00

    Etiópia quer aumentar voos para Angola

    Luanda - A Etiópia está interessada em aumentar a frequência de voos semanais, passando dos actuais cinco para sete, na rota Addis-Abeba/Luanda e vice-versa, no âmbito de uma proposta de revisão do acordo sobre transportes aéreos.