Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

20 Setembro de 2019 | 10h07 - Actualizado em 20 Setembro de 2019 | 10h24

Mais de 40 mil crianças abrangidas pelo registo gratuito na Caála

Caála - Quarenta mil e 240 menores de 12 anos de idade, residentes no município da Caála, 23 quilómetros da cidade do Huambo, foram abrangidas, entre 2017 a Agosto deste ano, pelo registo de nascimento gratuito, numa iniciativa da Delegação da Justiça e dos Direitos Humanos no planalto central.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, sexta-feira, à ANGOP, pelo director dos Registos nesta municipalidade, Alicerce Catumbela, salientando que, além das cédulas pessoais, foram também emitidas, no mesmo período, 40 mil e 240 assentos de nascimento.

Referiu que o processo consistiu na efectuação de um registo de buscas desenvolvidos pelos técnicos da Conservatória do Registo Civil e da Administração local, com maior incidência para as comunidades rurais, de modo a conferir a identidade às famílias sem possibilidades financeiras, tendo em conta o reforço da educação para cidadania.

Com esta acção, informou Alicerce Catumbela, pretende-se simplificar a aquisição dos documentos essenciais à população, para o exercício da cidadania nacional, bem como permitir o controlo efectivo da população local.

Disse que a campanha de registo de nascimento gratuito abrangeu as comunas da Calenga, Catata, Cuima e a sede municipal, com uma extensão territorial de três mil e 680 quilómetros quadros, onde vivem 331 mil e 23 habitantes, que têm, na sua maioria, a actividade agrícola familiar como principal fonte de sustento.

O responsável esclareceu que a emissão gratuita visa, sobretudo, beneficiar menores de 12 anos sem documentos essenciais e, ao mesmo tempo, incentivar a população a ter o hábito de fazer registo pessoal, facilitando assim uma melhor leitura sobre os dados estatístico ou demográficos de cada região.

Esta actividade, segundo Alicerce Catumbela, contou com o envolvimento de oito técnicos da Conservatória do Registo Civil auxiliado por quadros da Administração da Caála.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 18/09/2019 16:41:37

    MININT pede maior envolvimento dos jovens no combate ao crime

    Huambo - O delegado do Ministério do Interior (MININT) na província do Huambo, Francisco Ribas da Silva, pediu hoje, quarta-feira, maior envolvimento dos jovens nas acções de combate à criminalidade, através da denúncia de indícios criminais dentro e fora da comunidade.

  • 13/09/2019 21:53:31

    JMPLA reafirma engajamento na promoção do bem-estar social

    Huambo - A JMPLA na província do Huambo reafirmou hoje, sexta-feira, o seu total engajamento na promoção do bem-estar económico-social da população, assim como no fortalecimento da unidade e da coesão interna, para melhor enfrentar os desafios do futuro.

  • 13/09/2019 17:30:53

    RMC intensifica acções de mobilização patriótica

    Huambo - As acções de mobilização patrióticas estão a ser intensificadas no seio do efectivo da Região Militar Centro (RMC), com vista a consolidação das estratégias em prol da defesa da pátria.