Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Novembro de 2019 | 21h19 - Actualizado em 12 Novembro de 2019 | 21h19

Candidatos à liderança da UNITA no crivo dos congressistas

Luanda - Os cinco candidatos à presidência da UNITA submeteram-se nesta terça-feira, em Luanda, ao crivo dos mil 150 delegados ao XIII congresso ordinário, a decorrer de 13 a 15 deste mês.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Militantes da UNITA

Foto: David Dias/arquivo

O porta-voz do congresso, Ruben Sicato, disse, em conferência de imprensa, que foram dados 30 minutos aos candidatos Raúl Danda, Alcides Sakala, Kamalata Numa, José Pedro Katchiungo e a Adalberto da Costa Fernandes para esgrimirem as suas ideias e programas a bem do partido e do país, durante um debate que decorreu à porta fechada.

No encontro, os pretendentes ao cadeirão de Isaías Samakuva responderam a questões colocadas pelos delegados, em torno dos seus manifestos eleitorais.

Ruben Sicato pontualizou que desde a convocação do congresso, a 25 de Junho deste ano, foram válidas as candidaturas e realizadas conferências preparatórias em todo país, que elegeram os mil 150 delegados.

Sublinhou que alguns dos delegados são provenientes do exterior do país, designadamente África do Sul, RD Congo, Namíbia, Zâmbia, Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, França, Dinamarca e Holanda.  

Indicou que a eleição do futuro presidente da UNITA deve acontecer no dia 15, devendo ser eleito o que obtiver 50 por cento de votos+1. Uma segunda volta poderá ocorrer em caso de empate.

O congresso se propõe igualmente introduzir alterações ao estatuto do partido, segundo o porta-voz.

No dia 16 (sábado), prosseguiu, será realizada a primeira reunião da Comissão política para a escolha do Comité permanente.

Assuntos Política  

Leia também
  • 12/11/2019 21:08:20

    MIREX quer Angola mais competitiva

    Luanda - O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) continuará a sua estratégia de promoção e inserção competitiva de Angola no contexto internacional e de tirar as maiores vantagens da cooperação internacional, de modo a elevar sempre a qualidade de vida dos angolanos.

  • 12/11/2019 20:35:13

    UNITA terá o terceiro presidente da sua história

    Luanda - O XIII congresso inicia quarta-feira com um dado assente, Isaías Samakuva não será mais o presidente do partido, 16 anos depois. Cinco candidatos disputam a sucessão, após uma campanha intensa e com um discurso quase convergente, dar continuidade aos projectos das anteriores lideranças.

  • 12/11/2019 18:56:07

    Múltiplas candidaturas aumentam expectativa do Congresso da UNITA

    Luanda - O XIII (décimo terceiro) congresso ordinário da UNITA arranca nesta quarta-feira, em Luanda, tendo como principais objectivos a eleição, entre cinco candidatos, do futuro presidente da organização e traçar estratégias para os próximos desafios eleitorais.