Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

22 Julho de 2018 | 08h01 - Actualizado em 22 Julho de 2018 | 16h42

Angola no Fórum de Negociações Comerciais da SADC

Angola participa desde quinta-feira, 19, em Pretória, África do Sul, no Fórum de Negociações Comerciais da Comunidade Económica dos Países da África Austral (SADC), sequência da reunião do mesmo Fórum mantida em Março de 2018 e que não tinha sido conclusiva, retomando dessa forma a questão da comercialização do açúcar na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O objectivo do Fórum de Negociações é discutir os aspectos que dizem respeito ao Comércio regional, nomeadamente o Protocolo sobre as trocas comerciais e o Protocolo do Comércio de Serviços, dois instrumentos de capital importância, sendo que este último ainda não entrou em vigor, tendo em conta a necessidade de mais quatro países remeterem os seus instrumentos de ratificação ao Secretariado Executivo da SADC, incluindo Angola.

A Reunião dos Técnicos (Fórum de Negociação) antecedeu a Reunião dos Altos Funcionários, que decorreu de 19 a 20 de Julho e que serviu para a preparação dos Ministros do Comércio que terá lugar no dia 23 do corrente mês para decidir sobre os aspectos negociais relativos à implementação do Protocolo sobre Trocas Comerciais.

Na 30ª Reunião do Comité de Ministros do Comércio da SADC, Angola deverá informar os restantes Estados-Membros sobre a aprovação do roteiro para adesão da Zona do Comercio Livre da SADC, cumprindo dessa forma com as suas obrigações ao nível regional, tendo em conta o facto de ter ratificado o Protocolo sobre Trocas Comerciais em 2003.

O Roteiro para a implementaçao da ZCL-SADC foi aprovado em sede da Comissão Económica do Conselho de Ministros em Maio de 2018, com a data indicativa de Junho de 2019 para a entrega das ofertas de desarmamento pautal aos Estados Membros da SADC, sendo uma oferta básica para a Àfrica do Sul, devido ao seu nível de desenvolvimento e outra diferenciada para os restantes países.

Assuntos Reunião  

Leia também
  • 15/10/2018 04:01:19

    Ministro de Estado realiza encontro sobre a proposta do OGE-2019

    Luanda- O Ministro de Estado para o Desenvolvimento Económico e Social (MEDES), Manuel José Nunes Júnior, realiza terça-feira (16) um encontro de auscultação com os parceiros sociais para recolha de contribuições em relação aos importantes instrumentos de política económica e gestão do país, sobre a proposta do orçamento geral do Estado para 2019 (OGE-2019).

  • 12/04/2018 19:51:49

    Angola pede assistência ao BAD

    Luanda - A secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia Eza da Silva, solicitou, terça-feira, em Abidjan, assistência do Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), para permitir que o país conclua a implementação dos seus projectos.

  • 04/06/2017 15:00:11

    Angola: Ministro da Energia e Água deslocou-se ao Namibe

    Luanda - o ministro de Energia e Águas, João Baptista Borges, seguiu neste domingo à província do Namibe, a fim de participar no 7º conselho consultivo alargado do sector, a decorrer nos dias 5 e 6 do mês em curso.