Angop - Agência de Notícias Angola Press

Mina mata cinco pessoas na Môngua

15 Outubro de 2019 | 16h59 - Sociedade

Ondjiva - Cinco pessoas morreram e uma ficou ferida após accionarem uma mina anti-tanque, na noite de segunda-feira, na comuna da Môngua, província do Cunene.

O incidente ocorreu na sede da Môngua, municipio do Cuanhama, por volta das 22 horas, altura em que os mesmos circulavam de uma motorizada numa via pouco frequentada.

Genitorio Eduardo, o único sobrevivente, apresenta-se com lesões nos membros inferior  e superior, bem como inflamação e traumatismo torácico, estando a receber assistência médica no Hospital Geral de Ondjiva.

O oficial da Comissão Nacional Inter-sectorial de Desminagem e Assistência Humanitária (CNIDAH), na região, Mário Satipamba, que avançou a informação à ANGOP, explicou que se trata do primeiro caso na comuna da Mongua, que tem beneficiado de trabalhos pontuais de desminagem.

Acidentes com minas já ocorrem no Cunene, em 2008, no município de Ombadja, vitimando, na altura, quatro pessoas, e em 2015, três pessoas morreram e quatro ficaram feridas em consequência de dois acidentes de minas, ocorridos no município do Cuanhama.

A CNIDAH no Cunene controla três operadoras de desminagem: Brigada das Forças Armadas Angolanas, do Instituto Nacional de Desminagem (INAD) e da Polícia de Guarda Fronteira.