Angop - Agência de Notícias Angola Press

Ministra reafirma aposta na capacitação dos professores

14 Outubro de 2019 | 21h43 - Educação

Luanda - A ministra da Educação, Ana Paula Tuavanje Elias, reafirmou, nesta segunda-feira, em Luanda, a aposta na capacitação dos professores, elevando a qualidade do ensino, e a formação técnico profissional, para permitir, de forma fácil e rápida, integração dos jovens no local de trabalho.

  • Ministra da educação, Ana Paula Tuavanje Elias

A ministra, que falava na cerimónia de apresentação aos quadros do sector, apontou igualmente igual a aposta contínua na promoção da estabilidade de cada instituição de ensino, bem como a consolidação do próprio sistema, incentivando a integração do desenvolvimento, o crescimento, a inovação a modernização e a competitividade, de modo a que seja possível fortalecer os dispositivos, assegurar a funcionalidade plena das estruturas e da qualidade dos serviços.

Para Ana Paula Tuavanje Elias, se pretende que correspondam com as mais elevadas exigências no plano da organização, gestão e da formação dos quadros e técnicos, focalizando as principais necessidades à concretização dos processos de educação e ensino que satisfaçam os anseios do povo.

Ana Paula Tuavanje Elias disse aonde ser necessário assegurar a melhoria permanente dos recursos humanos nas várias vertentes, procurando, para o efeito, as estratégias conforme previsto no Plano Nacional de Formação de Quadros 2013/2020.

Para Ana Paula Tuavanje Elías, as competências profissionais são pilares para o alcance dos objectivos preconizados no Programa de Desenvolvimento Nacional (PND) 2018/2022, em que o comprometimento de cada um deve estar alinhado ao Decreto 17/16, Lei de Base do Sistema da Educação e Ensino, bem como o Decreto Presidencial 160/18 que aprova o Estatuto da Carreira dos Agentes da Educação e o Estatuto Orgânico da Educação.

“É preciso não ignorar a difícil trajectória que temos que percorrer, razão pela qual é necessário que estejamos prontos para assegurar a melhoria permanente da qualidade dos dispositivos educativos e da organização de gestão dentro da transparência, rigor, fiscalização, combate à corrupção, nepotismo”, reforçou.

A responsável acredita no engajamento de todos num ensino de qualidade, promovendo a competência e bem-estar, para se elevar a cultura do mérito dentro de um clima de respeito, harmónia, solidariedade, responsabilidade, ajuda mútua sanando a fofoca, a bajulação, a intriga, o intocável, o cinismo e a prepotência.

Por sua vez a ministra de Estado para a Área Social, Carolina Cerqueira, que presidiu o acto, quer da ctual titular da pasta muita criatividade e dinamismo, dando continuidade aos programas existentes e impulsionar o serviço de educação.

No seu entender, Ana Paula Elías deu mostras de conhecer, com profundidade, as questões ligadas a pedagogia, o sistema de ensino e está consciente do importante papel que a educação tem no desenvolvimento humano sustentável do país.

Advertiu que não será uma tarefa fácil, pois é o sector mais complexos do país e espera que nesse novo ciclo a educação seja respeitada, valorizada para que seja o cerne do desenvolvimento social e humano de Angola.

Ana Paula Tuavanje Elias substitui no cargo Maria Cândida Teixeira.