Angop - Agência de Notícias Angola Press

Aeroporto Joaquim Kapango vai ser reaberto

16 Outubro de 2019 | 13h33 - Economia

Luanda - O aeroporto "Joaquim Kapango", na cidade do Cuito, província do Bié, será reinaugurado esta semana, depois de 24 meses de obras de reabilitação e modernização, informou hoje, em Luanda, o ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu.

O governante, que falava em conferência de imprensa, a propósito da melhoria de infra-estrutura do sector naquela circunscrição do país, referiu que, a par do aeroporto, o aeródromo do Cuemba beneficiará de obras, com vista a receber aeronaves duplo-hélice, dada a importância estratégica da localidade.

Segundo o ministro, a aerogare do Cuito será mais moderna com condições de receber até um Boeing 737, com uma pista de dois mil 500 metros de comprimento e com uma capacidade de embarque na ordem dos 360 passageiros/dia, em hora de pico.

Avaliados em cerca de 45 milhões de dólares, os trabalhos decorrem desde 2015/2016 a cargo da construtora chinesa “CR20”, após ter ganho o concurso, e o prazo de entrega da mesma estava inicialmente para 2018.

A intervenção abrangeu a construção do terminal de passageiros, edifício de operações e de uma torre de controlo com 4.500 metros quadrados, incluindo a recuperação do edifício de passageiros, assim como a construção da central eléctrica, área de acesso ao aeroporto, parque de estacionamento e do terminal de cargas.

Por outro lado, há também o caminho-de-ferro como o meio mais importante de transporte na província por ligar o leste do país na linha Kuito /Luena, transportando pessoas e bens.

Informou que ao longo do ano de 2019 foram transportados 61 mil passageiros, em cinco frequências semanais.

Por se tratar de um meio importante para a região, disse, esta a ser feita melhorias na linha, nas infra-estruturas, na sinalização e nas comunicações, que vão permitir aumentar a velocidade das locomotivas de 80 para 90 quilómetros/hora, reduzindo assim o tempo de viagem.

No âmbito do reforço da capacidade dos transportes colectivos para a província do Bié, 16 novos autocarros entram já em funcionamento, no quadro de um programa que se vai estender até 2020, dentro da responsabilidade do ministério com os transportes inter-provinciais.