Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

11 Agosto de 2020 | 09h14 - Actualizado em 11 Agosto de 2020 | 09h14

Lucapa sem obras do PIIM

Dundo - O município de Lucapa, mais de 100 quilómetros da cidade do Dundo, capital da província da Lunda Norte, continua sem execução de obras do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), desde a anulação, em Março, do primeiro concurso público para construção de duas escolas com sete e 12 salas de aulas e uma residência de função do tipo T3.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A anulação deste concurso resultou da impugnação imposta por duas empresas  ao Serviço de Contratação Públicas, que detectou irregularidades nos processos, principalmente nas declarações de construção, apresentados pelos vencedores do concurso.

Em Maio do ano em curso, a administração municipal de Lucapa foi orientada a realizar um novo concurso público, tendo recebido mais de 10 propostas, que aguardam a sua aprovação.

As obras para a edificação das duas escolas estavam avaliadas em mais de 800 milhões de kwanzas.

Segundo a administradora de Lucapa, Maria Muagita, foram apurados dois empreiteiros que, nos próximos dias, deverão dar inicio da construção das duas escolas de sete salas que deverão acolher mais de 600 alunos e da residência para albergar professores.

Por seu turno, a directora do Gabinete de Estatística e Planeamento, Edna Queximalunga, avançou que, actualmente, estão em execução, em nove dos dez municípios, 47 projectos dos 69 previstos.

Para o sector da Educação, estão em construção 15 escolas de 12 e sete salas de aulas.

O pacote incluiu ainda três esquadras policiais, três furos de água, três postos de saúde, uma quadra polidesportiva, projectos de saneamento básico nos municípios de Chitato, Cambulo, Cuilo, Capenda Camulemba, Xá-muteba, Cuango, Caungula, Lubalo.

Os 47 projectos, que consumiram mil milhões 419 milhões 676 mil 22 kwanzas, garantiram mais de mil empregos directos e indirectos.

No total, estão previstos a execução de 69 projectos na Lunda Norte, cinco dos quais sob responsabilidade do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, orçados em 19 mil milhões, 14 milhões, 399 mil, 667 kwanzas.

Lançado a 27 de Junho de 2019, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República avaliado em dois mil milhões de dólares, que abrange os 164 municípios do país.

Leia também
  • 05/08/2020 09:43:20

    PIIM na Lunda Norte prioriza zonas rurais

    Dundo - Grande parte dos projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), em execução na Lunda Norte, sobretudo ligados aos sectores da Educação, Saúde e Água, beneficiam as comunidades rurais, alargando assim a oferta destes serviços no interior da província.

  • 04/08/2020 21:13:59

    Covid-19: Lunda Norte pede reforço de máscaras

    Dundo - As autoridades sanitárias na Lunda Norte solicitam, à Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, reforço de máscaras e fatos de protecção para os técnicos que prestarem assistência aos pacientes infectados com a doença.

  • 30/07/2020 14:22:09

    Mais de Akz mil milhões pagos em projectos do PIIM na Lunda Norte

    Dundo - O Ministério das Finanças já pagou aos empreiteiros, que estão a executar 47 projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) nos 10 municípios da província da Lunda Norte, mil milhões 419 milhões 676 mil 22 kwanzas.