Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

13 Agosto de 2020 | 13h43 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 13h43

Belo Monte carece de água potável e de energia eléctrica

Cuito - A população do Belo Monte, a cinco quilómetros a sudoeste do Cuito, solicita do Governo do Bié a colocação com urgência dos sistemas de água canalizada e de energia eléctrica no bairro.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O pedido foi expresso nessa quarta-feira, pelo coordenador dessa comunidade, Afonso Lopes Jamba, no âmbito da visita de algumas horas do governador do Bié, Pereira Alfredo, para se inteirar sobretudo da situação social local.

Depois de exortarem sobre a imperiosidade das autoridades repararem a estrada, construir um posto de saúde e policial, entre outros, os moradores clamam também pela reabilitação da ponte sobre o rio Chanhora, a construção de uma escola do I e II ciclo do ensino secundário, campos polidesportivos e de futebol, visando contribuir na melhoria de condições de vida dos cidadãos locais.

Quanto à água potável, o governador Pereira Alfredo acrescentou que as autoridades vão realizar, dentro de pouco tempo, um estudo para se determinar a melhor solução, se passará na construção de furos ou de um sistema de canalização a partir do Centro de Captação, Tratamento e Distribuição da cidade do Cuito.

O governante asseverou também que a Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE) vai começar, na próxima semana, a extensão de cabos eléctricos, porquanto já existe um Posto de Transformação (PT), sendo que no mesmo período será reforçado com mais outros, em número não avançado, para abranger maior parte do subúrbio com energia eléctrica.

Igualmente, disse, o Governo “tudo fará” para reduzir a delinquência no bairro com o policiamento de proximidade, bem como será solucionado o problema da falta de um posto policial e de saúde tão logo a situação económica e financeira que o país atravessa seja ultrapassada.

Outrossim, avançou que as entidades locais já promoveram um concurso que visa a terraplanagem dos principais eixos/ruas dos bairros da capital da província do Bié, sendo que o Belo Monte não estará esquecido, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Quanto às escolas do I e II ciclo, o governador frisou ser intenção do Governo construir infra-estruturas sociais de género, mas que nesta fase não será possível, aconselhando os moradores a fim de irem à procura desses serviços, quer no centro da cidade onde há escolas deste carácter, como em alguns bairros próximos.

O bairro Belo Monte conta com sete mil habitantes, na sua maioria são camponeses.

Leia também
  • 12/08/2020 19:08:08

    Governo quer jovens na melhoria do saneamento básico

    Cuito - O Governo do Bié quer que os jovens continuem a ajudar na preservação do meio ambiente e na melhoria do saneamento básico, disse hoje (quarta-feira), no Cuito, o vice-governador para a área Política, Social e Económica, António Manuel.

  • 12/08/2020 14:05:36

    Responsável apela à preservação do meio ambiente

    Cuito - O director do gabinete provincial do ambiente, gestão de resíduos e serviços comunitários, Jonatão Ferramenta Cassapi, apelou hoje (quarta-feira), na cidade do Cuito (Bié), às cooperativas e empresas de exploração de diamantes e inertes no sentido de preservarem o meio ambiente no exercício das suas actividades.

  • 11/08/2020 15:34:58

    Covid-19: Agentes comunitários em seminário

    Cuito - Oitenta agentes comunitários de saúde na cidade do Cuito (Bié) participam, a partir de hoje (terça-feira), numa acção formativa sobre "Saneamento básico nas comunidades", promovida pela Organização Não Governamental Checa "People In Need", no quadro da luta contra a Covid-19.