Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

05 Agosto de 2020 | 09h43 - Actualizado em 05 Agosto de 2020 | 09h43

PIIM na Lunda Norte prioriza zonas rurais

Dundo - Grande parte dos projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM), em execução na Lunda Norte, sobretudo ligados aos sectores da Educação, Saúde e Água, beneficiam as comunidades rurais, alargando assim a oferta destes serviços no interior da província.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

PIIM PRIORIZA ZONAS RURAIS

Foto: Osvaldo Serafim

O objectivo do Governo, em colocar estas infraestruturas nestas comunidades é de combater o êxodo rural, bem como evitar que os cidadãos residentes ao longo das fronteiras busquem serviços de saúde e formação na vizinha República Democrática do Congo.

No município de Cambulo, por exemplo, propriamente nos bairros 4 de Abril, Itanda e Muaquesse, os seus habitantes, antes do encerramento das fronteiras, deslocavam-se à República Democrática do Congo para se tratar, por ser próximo das suas localidades.

Mas tal situação será ultrapassada com a construção de três postos de saúde, já em execução no âmbito do PIIM, que deverão estar concluídos e abertos aos cidadãos dentro de seis meses.

O PIIM contempla igualmente nestas localidades, duas escolas de sete salas de aulas, para albergar mais de 700 crianças do ensino primário.

Também no município do Lubalo, o PIIM leva pela primeira vez uma escola de sete salas de aulas na localidade de Muamuhongo, um furo de água no Muangonga, que vai permitir que mais de mil pessoas tenham acesso a estes serviços.

Assim como na vila de Cafunfu (Cuango), onde está a ser erguido um Instituto Médio de Saúde, para formação de técnicos de enfermagem para os municípios do sul da província (Cuilo, Caungula, Lubalo, Xá-muteba e Capenda Camulemba), o município de Capenda Camulemba privilegia uma escola de sete salas de aulas num do bairro Muxinda.

Já no município do Chitato, o Estado priorizou a segurança nas periferias, estando em construção três esquadras policiais nos bairros Caita e Satxindogo, para permitir uma maior aproximação entre a Polícia Nacional e a população.

Emprego

A directora do gabinete provincial de Estudos e Planeamentos (GEP) na Lunda Norte, Edna Queximalunga, avançou que os 47 projectos em curso na região, geraram mais de mil e 500 empregos aos jovens locais.

Segundo a responsável, grande parte dos jovens empregados nestas empreitadas, têm formação profissional nas especialidades de serrilharia, construção civil, electricidade, entre outras.

Disse que o número de postos de trabalho deverá aumentar nos próximos meses tão logo começam a ser executados os outros 22 projectos, com realce para a construção de três edifícios autárquicos nos municípios de Cambulo, Caungula e Lóvua.

Na mesma esteira está a reabilitação de 200 quilómetros de estrada no Cuango.

No total, estão previstos a execução de 69 projectos na Lunda Norte, cinco dos quais sob responsabilidade do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, orçados em 19 mil milhões, 14 milhões, 399 mil, 667 kwanzas.

Leia também
  • 04/08/2020 21:13:59

    Covid-19: Lunda Norte pede reforço de máscaras

    Dundo - As autoridades sanitárias na Lunda Norte solicitam, à Comissão Interministerial de Prevenção e Combate à Covid-19, reforço de máscaras e fatos de protecção para os técnicos que prestarem assistência aos pacientes infectados com a doença.

  • 30/07/2020 14:22:09

    Mais de Akz mil milhões pagos em projectos do PIIM na Lunda Norte

    Dundo - O Ministério das Finanças já pagou aos empreiteiros, que estão a executar 47 projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) nos 10 municípios da província da Lunda Norte, mil milhões 419 milhões 676 mil 22 kwanzas.

  • 30/07/2020 14:06:49

    População quer melhoria do troço Cassanje Calucala/Xá-muteba

    Xá-muteba - Os habitantes da comuna de Cassanje Calucala solicitaram hoje, quinta-feira, a melhoria do troço que liga a sede municipal de Xá-muteba, Lunda Norte, para maior fluidez no tráfego rodoviário e no escoamento dos produtos agrícolas.