Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Julho de 2020 | 14h22 - Actualizado em 30 Julho de 2020 | 14h22

Mais de Akz mil milhões pagos em projectos do PIIM na Lunda Norte

Dundo - O Ministério das Finanças já pagou aos empreiteiros, que estão a executar 47 projectos inseridos no Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM) nos 10 municípios da província da Lunda Norte, mil milhões 419 milhões 676 mil 22 kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

No total, estão previstos a execução de 69 projectos na Lunda Norte, cinco dos quais sob responsabilidade do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, orçados em 19 mil milhões, 14 milhões, 399 mil, 667 kwanzas.

A informação foi avançada hoje, quinta-feira, no Dundo, pela directora do gabinete de Estudos e Planeamento do governo local, Edna Queximalunga, durante o encontro do Conselho de Auscultação da Comunidade, acrescentando que o Ministério das Finanças prevê disponibilizar quatro mil milhões, 601 milhões, 713 mil e 496 kwanzas do valor global.

A responsável reiterou que os 47 projectos, consubstanciados em construção de escolas, postos de saúde, furos de água, esquadras policiais, já apresentam uma execução física na ordem dos 60 por centos.

Relativamente aos outros 22 projectos, com realce para a construção de três edifícios autárquicos nos municípios de Cambulo, Caungula e Lóvua, bem como a reabilitação de 200 quilómetros de estrada no Cuango, disse que precisam de vistos preventivos e da aprovação financeira.

Sublinhou que tudo está ser feito para que os 22 projectos comecem a ser executados ainda este ano.

Lançado a 27 de Junho de 2019, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República avaliado em dois mil milhões de dólares, que abrange os 164 municípios do país.

Leia também
  • 30/07/2020 14:06:49

    População quer melhoria do troço Cassanje Calucala/Xá-muteba

    Xá-muteba - Os habitantes da comuna de Cassanje Calucala solicitaram hoje, quinta-feira, a melhoria do troço que liga a sede municipal de Xá-muteba, Lunda Norte, para maior fluidez no tráfego rodoviário e no escoamento dos produtos agrícolas.

  • 28/07/2020 08:46:32

    Governador da Lunda Norte exige qualidade nas obras do PIIM

    Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, exigiu segunda-feira aos empreiteiros maior responsabilidade na execução das obras incluídas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tendo em vista a qualidade e durabilidade das mesmas.

  • 22/07/2020 22:17:44

    Cidadãos gambianos detidos por tráfico ilícito de diamantes

    Dundo - Dois cidadãos da Gâmbia foram detidos, nesta quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Cambulo, Lunda Norte, por tráfico ilícito de 12 pedras de diamantes.