Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

28 Julho de 2020 | 08h46 - Actualizado em 28 Julho de 2020 | 08h45

Governador da Lunda Norte exige qualidade nas obras do PIIM

Dundo - O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, exigiu segunda-feira aos empreiteiros maior responsabilidade na execução das obras incluídas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), tendo em vista a qualidade e durabilidade das mesmas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ernesto Muangala, Governador provincial da Lunda Norte

Foto: Henri Celso

A província da Lunda Norte inscreveu 69 projectos no PIIM, que no total estão orçados em 19 mil milhões, 14 milhões, 399 mil, 667 kwanzas, sendo distribuídos nos dez municípios da província.

Entre os projectos destacam-se as infra-estruturas ligadas à educação, saúde, energia e águas, ao saneamento básico e a vias de acesso.

Ernesto Muangala fez a exigência durante um encontro com os proprietários das empresas de construção e fiscalização, dos projectos inseridos no PIIM, obrigando-os mesmas ao cumprimento dos prazos estabelecidos nos contratos, sob pena de serem responsabilizados civil e criminalmente à luz da legislação do país.

Apelou às empresas fiscalizadoras a serem implacáveis na avaliação da qualidade, evitando qualquer tentativa de corrupção, sob pena de serem também responsabilizados.

Pediu igualmente à população um acompanhamento permanente das empreitadas e “ali onde verificarem alguma insuficiência denunciem imediatamente, para que se possa ir ao terreno constatar e corrigi-los”.

Na Lunda Norte estão em execução cerca de 47 projectos dos 69 previstos, consubstanciados em construção de escolas, unidades sanitárias, esquadras policiais, edifícios para os órgãos autárquicos e programa de saneamento básico.

Lunda Norte tem mais empregos com o PIIM

A execução em curso dos projectos inseridos no PIIM gerou mil, 112 empregos directos e indirectos na província da Lunda Norte.

A informação foi avançada pela responsável do Gabinete de Estudos e Planeamento (GEP) do governo provincial da Lunda Norte, Edna Queximalunga, durante o com as empresas de construção e fiscalização contratadas para a execução dos projectos do PIIM.

No total, foram inscritos 69 projectos, orçados em 19 mil milhões, 14 milhões, 399 mil e 667 kwanzas, 47 dos quais 47 já estão em curso nos dez municípios que compõem a província, com um grau de execução física na ordem dos 60 por cento.

Edna Queximalunga disse que os projectos estão igualmente com uma execução financeira na ordem dos 30 por centos.

Avançou que os jovens empregados têm, maioritariamente, formação profissional em construção civil, serrilharia e electricidade.

Explicou que 22 projectos, com realce para construção de dois edifícios igual numero de pisos e 18 apartamentos cada, para os órgãos autárquicos, sob responsabilidade do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, bem como a reabilitação de 200 quilómetros de estrada no município do Cuango, aguardam a aprovação orçamental por parte do Ministério das Finanças.

Sublinhou que a execução destes projectos, cujo inicio está previsto para este ano, vai aumentar a oferta de emprego, sobretudo para jovens formados nas especialidades de construção civil, electricidade, serrilharia, bem como motoristas.

Lançado a 27 de Junho de 2019, o PIIM é um programa de iniciativa do Presidente da República avaliado em dois mil milhões de dólares, que abrange os 164 municípios do país.
 

Leia também
  • 22/07/2020 22:17:44

    Cidadãos gambianos detidos por tráfico ilícito de diamantes

    Dundo - Dois cidadãos da Gâmbia foram detidos, nesta quarta-feira, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município de Cambulo, Lunda Norte, por tráfico ilícito de 12 pedras de diamantes.

  • 21/07/2020 17:28:49

    Registo civil gratuito beneficia mais de sete mil pessoas no Cuilo

    Cuilo - Sete mil 112 cidadãos da comuna de Caluango, município do Cuilo, Lunda Norte, vão, pela primeira vez, beneficiar do registo civil durante a campanha de massificação e atribuição do Bilhete de Identidade (BI), lançada no último final de semana.

  • 20/07/2020 18:15:23

    Covid-19: Comissão instala chuveiros para desinfestação

    Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta a Covid-19 na Lunda Norte, começou a instalar, nesta segunda-feira, chuveiros para desinfestação nas instituições públicas, do Dundo, no âmbito das medidas de prevenção e combate a pandemia.