Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

20 Julho de 2020 | 18h15 - Actualizado em 20 Julho de 2020 | 18h14

Covid-19: Comissão instala chuveiros para desinfestação

Dundo - A Comissão Multissetorial de Resposta a Covid-19 na Lunda Norte, começou a instalar, nesta segunda-feira, chuveiros para desinfestação nas instituições públicas, do Dundo, no âmbito das medidas de prevenção e combate a pandemia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

De acordo com a porta-voz da Comissão,  Filomena Simão,  os cheveiros estão a ser instalados nas portas de entrada das instituições públicas, para permitir a higienização das mãos dos funcionários, acrescentando que estarão técnicos com termômetros para medir a temperatura corporal dos trabalhadores.

Disse que a medida será abrangente para os demais municípios , sobretudo fronteiriços.

Por outro lado, informou que a Comissão está a investigar os contactos dos 93 casos suspeitos da Covid-19, a fim de os submeter a testes rápidos, ação que conta com a colaboração dos cidadãos já testados e que aguardam a confirmação dos resultados da testagem de biologia molecular.

Cerca sanitária

As 28 famílias residentes no condômino habitacional "28 casas", continuam confinadas por força da cerca sanitária imposta há uma semana, por causa dos 25 casos suspeitos registados na circunscrição.

Filomena Simão disse que a liberação dos cidadãos e/ou das famílias  será paulatina, em função dos resultados dos testes moleculares das amostras  enviadas em Luanda.

Sobre os casos suspeitos na mina do Txivungo, 64 no total, a porta-voz disse que os cidadãos continuam isolados no centro de quarentena institucional,  aguardando a confirmação dos resultados definitivos.

Condições de internamento

Para além do Hospital de Campanha, com 200 camas e outras áreas inerentes ao tratamento médico,  o município do Chitato, capital da Lunda Norte, conta com mais quatro salas de internamentos, com todos os  equipamentos para cuidados intensivos e não só,  de pacientes com Covid-19.

Segundo Filomena Simão,  estão disponíveis dez ventiladores e mais de 150 balas de oxigênio para atender pacientes graves.

Leia também
  • 20/07/2020 15:33:03

    Covid-19: Lunda Norte reforça segurança na fronteira

    Dundo - Os órgãos de defesa e segurança na Lunda Norte reforçam as estratégias de segurança e vigilância ao longo do posto fronteiriço do Nachiri, preparando a reabertura do comércio entre Angola e República Democrática do Congo (RDC).

  • 20/07/2020 14:52:42

    Polícias detidos por furto de motos na Huíla

    Lubango - Dois efectivos da Polícia Nacional na Huíla foram detidos, este domingo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por furto e venda de motorizadas apreendidas pela corporação, soube-se hoje no Lubango.

  • 20/07/2020 13:28:22

    Malanje: Técnicos do IDA beneficiam de motorizadas

    Malanje - Trinta motorizadas de 125 centímetros cúbicos foram entregues hoje (segunda-feira) aos técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agrário (IDA), visando facilitar o acesso às escolas de campo nas comunidades.