Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

15 Julho de 2020 | 18h10 - Actualizado em 15 Julho de 2020 | 18h10

Centro de formação agro-pecuária de Calandula carece de apoio

Malanje - O Centro Integral de Formação Profissional Agro-pecuário do município de Calandula, província de Malanje, necessita anualmente de quatro milhões de kwanzas para compra e manutenção dos seus equipamentos, no sentido de funcionar em pleno.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Essa informação foi avançada hoje, quarta-feira, à imprensa, em Malanje, pelo responsável do Centro Integral de Formação Profissional Agro-pecuário do município de Calandula, Castro Novais, tendo referido que há cursos que não arrancaram este ano lectivo (que está suspenso devido à pandemia da Covid-19), por falta de verbas.

Por falta de dinheiro, precisou, os cursos de mecânica, construção civil, agronomia, culinária e pastelaria e decoração não iniciaram neste ano lectivo por falta de dinheiro.

“O centro debate-se ainda com carência de sementes para agricultura e adubos, além da problemática da falta de energia eléctrica”, salientou.

Segundo Castro Novais, a empresa petrolífera Exxon-Mobil é das poucas instituições que tem apoiado a instituição com fertilizantes e outros meios, mas em quantidades insuficientes para satisfazer a demanda.

Fez saber que o centro conta com um campo agrícola que produz cebola, tomate, couve, alface, beringela, pimenta e quiabo, para além de frutas, para ajudar na dieta alimentar dos trabalhadores.

Inaugurado em 2013 com objectivo de formar camponeses, principalmente mulheres, o centro administra cursos de agronomia, culinária, pastelaria e decoração, mecânica, construção civil e alvenaria.

Desde a sua fundação, o centro já formou 222 jovens e controla mil e 50 camponeses associados que beneficiam também de novas técnicas de produção agrícola.

Leia também
  • 15/07/2020 13:08:23

    Polícia evita morte encomendada por irmãos

    Lubango - A Polícia Nacional impediu segunda-feira o assassinato de um homem de 52 anos, no município do Quipungo, província da Huíla, ao deter dois irmãos do mesmo encontrados a planificar a sua morte com supostos profissionais, em troca de 200 mil kwanzas.

  • 15/07/2020 12:59:23

    Covid-19: Jornalistas formam-se sobre biossegurança

    Cabinda - Jornalistas de diferentes órgãos de comunicação social públicos e privados na província de Cabinda vão participar, nos próximos dias, de uma acção formativa sobre as medidas de biossegurança, tendo em conta a pandemia da Covid-19 no país.

  • 15/07/2020 10:41:25

    Administração do Moxico vai distribuir terras para residências

    Luena - A administração municipal do Moxico vai continuar a fiscalizar e a distribuir, este ano, espaços viáveis para construções ordenadas, com vista a desencorajar a edificação de residências em zonas de risco, anunciou hoje o administrador, Victor Pedro.