Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

30 Junho de 2020 | 18h39 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 18h39

Eurobond's contempla 36 projectos na Lunda Norte

Dundo - A província da Lunda Norte beneficiou de 36 projectos ligados aos sectores da Educação, Saúde e Estradas, no âmbito do programa de financiamento externo ''Eurobond's'', orçados em seis mil milhões, 600 milhões de kwanzas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Eurobond's contempla 36 projectos na Lunda Norte (ARQUIVO)

Foto: ANGOP

A informação foi avançada pela directora provincial do Gabinete de Estudos e Planeamentos do Ministério das Finanças, Edna Queximalunga, à margem de uma visita de constatação das obras de uma escola de 12 salas de aulas no município de Lubalo, inserido no referido programa.

De acordo com a responsável, estão em construção, com um grau de execução física  entre os 50 a 80 por cento, 14 escolas de seis, dez e doze salas de aulas nos municípios de Caungula, Cuango, Cuilo, Lubalo, Xá-muteba, Lóvua, Cambulo e Lucapa.

As escolas, com realce para dois institutos médios de formação de profissionais de saúde e técnicos em diversas especialidades, perfazem  130 novas salas de aulas.

Estão igualmente em construção quatro maternidades, dois centros de saúde, igual número de postos de saúde, uma ala pediátrica no Hospital Sanatório de Sacavula, dois de acolhimento de menores em conflito com a lei e um Lar de Idosos nos municípios do Cuilo, Xá-muteba, Cambulo, Capenda Camulemba, Lubalo e Chitato.

Edna Queximalunga esclareceu que as obras das estradas secundárias nos troços Caungula/Zono (150 quilómetros), Lubalo/Muvulegi (95 quilómetros) e Cuilo/Caluango 104 quilómetros), numa extensão de 349 quilómetros, aguardam apenas a disponibilidade financeira para o inicio das empreitadas.

Fez saber que o Eurobond’s contempla igualmente quatro campos multiusos em Capenda Camulemba, Caungula, Cuilo e Xá-muteba.

Algumas obras, como as escolas para o ensino especial, formação de técnicos de saúde, com dez salas de aulas cada e o Lar dos Idosos, com 60 quartos, avançou, poderão ser inauguradas em em Setembro do ano em curso, no âmbito das festividades do Dia do Herói Nacional.

Leia também
  • 30/06/2020 11:13:38

    Detido traficante de seres humanos no Chitato

    Dundo - O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve em flagrante delito, esta segunda-feira, no Chitato (Lunda Norte), um cidadão de 36 anos, por tentativa de tráfico de duas crianças.

  • 25/06/2020 19:18:26

    Covid-19: Governador quer envolvimento das organizações

    Xá-muteba - O governador provincial da Lunda Norte, Ernesto Muangala, solicitou hoje, quinta-feira, maior envolvimento das organizações não-governamentais nas campanhas de sensibilização sobre as medidas de prevenção da covid-19 nas comunidades rurais.

  • 24/06/2020 18:18:26

    Covid-19: Governador alerta violadores da cerca sanitária

    Dundo - A partir de hoje, quarta-feira, os violadores da cerca sanitária de Luanda, com destino a província da Lunda Norte, são submetidos à quarentena institucional e após 14 dias julgados sumariamente, alertou o governador provincial, Ernesto Muangala.