Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Sociedade

24 Junho de 2020 | 18h18 - Actualizado em 24 Junho de 2020 | 18h26

Covid-19: Governador alerta violadores da cerca sanitária

Dundo - A partir de hoje, quarta-feira, os violadores da cerca sanitária de Luanda, com destino a província da Lunda Norte, são submetidos à quarentena institucional e após 14 dias julgados sumariamente, alertou o governador provincial, Ernesto Muangala.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Governador da província da Lunda Norte, Ernesto Muangala (Arquivo)

Foto: Júlio Vilinga


Em declarações à imprensa, no final da visita efectuada ao controlo do Lui, principal entrada do leste de Angola, Ernesto Muangala disse que o Governo está a envidar esforços, junto do Ministério da Saúde, para a criação de condições para a recolha de amostras em massa, aos violadores das cercas sanitárias, para a realização de testes.

Acrescentou que os camionistas que igualmente tentarem transportar passageiros serão também colocados em quarentena institucional e responsabilizados criminalmente. 

Disse que a província da Lunda Norte, por dar acesso às provinciais de Luanda e Cuanza Norte, onde já há registos de casos positivos, tem de redobrar as medidas nos pontos de entrada e saída, para evitar contaminações por covid-19.

Assim, o Governo, vai reforçar o controlo do Lui com material de biossegurança, termómetros para medição da temperatura corporal, equipamentos de desinfestação e o aumento de agentes dos órgãos de defesa e segurança.

Por seu turno, o responsável do posto, Inspector chefe Adelino Quintino Manuel, informou que diariamente são impedidos três a quatro carros de entrar na Lunda Norte, provenientes de Luanda.

“ Os cidadãos que se fazem transportar nas viaturas tentam ludibriar as autoridades como ajudantes ou trabalhadores de empresas de construção da Estrada Nacional 230 ou da Barragem Hidroeléctrica de Luachimo, mas são prontamente detidos, fruto de uma acção conjunta com as autoridades do Cuanza Norte, Malanje e Lunda Norte”, explicou.

A província da Lunda Norte controla 126 cidadãos em quarentena institucional e domiciliar.

Angola regista, até ao momento, 189 casos positivos, com 102 activos, 77 recuperados e 10 óbitos.

Leia também
  • 24/06/2020 17:42:23

    Covid-19: Governador quer mais apoio das igrejas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Sérgio Luther Rescova, solicitou hoje, quarta-feira, mais apoio das igrejas para que o Governo continue a mobilizar o povo para o cumprimento das medidas de combate à covid-19, muitas das vezes violadas e ignoradas por certos cidadãos.

  • 24/06/2020 15:37:11

    EPAS estuda mecanismos para alargamento da rede

    Dala - O presidente do conselho da empresa provincial de água da Lunda Sul, Agostinho Piedade, afirmou hoje, quarta-feira, que a instituição está a estudar mecanismos para alargar a rede de distribuição no município do Dala.

  • 24/06/2020 15:30:17

    Vias terciárias do Cazengo em reabilitação

    Ndalatando - Cerca de oito quilómetros de estradas terciárias de bairros do interior da cidade de Ndalatando, sede da província do Cuanza Norte, estão a beneficiar de obras de terraplanagem, para facilitar o trânsito na circunscrição.