Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

13 Agosto de 2020 | 14h39 - Actualizado em 13 Agosto de 2020 | 14h38

JMPLA doa mais de 100 litros de sangue ao Hospital Central

Huambo - Cento e 75 litros de sangue foram doados, esta quinta-feira, à Hemoterapia do Hospital Central do Huambo, numa iniciativa da JMPLA, no âmbito das suas actividades filantrópicas.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O gesto solidário, que mobilizou 350 jovens, segundo disse o secretário provincial da JMPLA, João Kalupeteca Chieva, visa salvar vidas na maior unidade hospitalar da região.

Em declarações à imprensa, na ocasião, João Kalupeteca referiu que “a JMPLA, ao nível da província do Huambo, está a realizar a referida campanhas de doação de sangue nos 11 municípios, tendo em conta a carência do mesmo nas unidades sanitárias, face à redução de doadores nesta altura da pandemia do Covid-19”.

Prosseguiu que a carência de sangue nas hemoterapias têm provocado a perda de vidas, situação que esta agremiação juvenil quer ver melhorada, tendo por isso exortada às demais organizações da sociedade a juntarem-se a causa.

O político disse ser esta a segunda fase da campanha de doação de sangue promovida pela JMPLA, este ano, com vista a preservação do bem vida, por ser a preservação da vida igualmente uma das tarefas essenciais da agremiação.

Por sua vez, o director do Hospital Central do Huambo, Hamilton dos Prazeres Tavares, louvou o gesto de solidariedade da JMPLA, tendo realçando que o sangue irá minimizar as necessidades deste líquido nos diferentes grupos.

Destacou que o sangue será canalizado, essencialmente, às pessoas que apresentam quadros de anemia secundários a malária, ferimentos, por agressão física, acidentes de viação, doenças cancerígenas, entre outros, das áreas de banco de urgência, bloco operatórios, maternidade e pediatria.

Destacou igualmente a doação, numa altura em que os stocks encontram-se em baixo, sobretudo para os grupos AB, A e B, sendo que para o RH negativo não existem reservas.

Diante desta situação, o director apelou à mobilização de todas as forças vivas da sociedade, para mais doações, com vista dar melhores respostas a todos que venham a necessitar deste liquido, essencialmente dos grupos sanguíneos acima referidos, que são os mais raros.

O responsável hospitalar informou que, em média diária, a maior unidade da província efectua mais de 25 transfusões de sangue.

Assuntos Província » Huambo  

Leia também
  • 12/08/2020 14:03:40

    Mortes por VIH/Sida aumentam no primeiro semestre

    Huambo - A província do Huambo, Planalto Central de Angola, registou um aumento de morte por VIH/Sida, nos seis primeiros meses do corrente ano, com 62 casos, contra os 44 de igual período de 2019, soube esta quarta-feira a ANGOP de fonte institucional.

  • 06/08/2020 18:43:08

    Covid-19: Huambo prepara-se para início dos testes

    Huambo - Um laboratório de testagem de biologia molecular de nível 02, com capacidade para processar duas mil amostras dia, será r montando, dentro de um mês, na província do Huambo.

  • 06/08/2020 09:23:59

    Covid-19: Huambo com 45 casos reactivos

    Huambo - As autoridades sanitárias da província do Huambo registaram, até quarta-feira, 45 casos reactivos à Covid-19, de um total de 857 testes rápidos realizados, informou à Angop o director local do Gabinete de Saúde, Lucas António Nhamba.