Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

16 Janeiro de 2020 | 13h02 - Actualizado em 16 Janeiro de 2020 | 19h01

Novos médicos reforçam sector na Lunda Sul

Saurimo - Três novos médicos angolanos especializados em Ginecologia e Obstetrícia reforçam desde hoje (quinta-feira) o sector da saúde, no município de Saurimo, província da Lunda Sul.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Com este enquadramento, a província passa a contar com 50 médicos, 20 dos quais são especializados em cirurgia, ortopedia, neuro-cirurgia, ginecologia e obstetrícia, facto que contribuirá para a melhoria da assistência médico-sanitária na circunscrição.

No acto de apresentação dos médicos ao governador da Lunda Sul, Daniel Neto,  director do Gabinete Provincial da Saúde, António Viegas, disse à imprensa, que os profissionais devem demonstrar espírito de profissionalismo e de missão, bem como de sacrifício e humanismo no atendimento ao público.

Informou que o número de médicos ainda é insuficiente para cobertura diária de 500 a 600 cidadãos, provenientes dos vários pontos da província e de outras localidades à procura dos serviços nos bancos de urgência e consultas externas.

Segundo António Viegas, são necessários 150 médicos especialistas para atender a demanda.

Esta situação, sublinhou, já é do domínio do Ministério da Saúde e têm garantias que,  no início do mês de Fevereiro, o sector vai ganhar mais dois especialistas, um cirurgião e outro pediatra.

Incentivo do governador

Por seu turno, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, apelou aos profissionais a trabalharem com humildade, entrega, dedicação, esforço redobrado e a respeitarem a ética e a deontologia profissional.

A província da Lunda Sul conta com 112 unidades sanitárias: hospitais, postos e centros de saúde, nos quais funcionam 788 especialistas, entre médicos, enfermeiros, técnicos de laboratório, funcionários administrativos e outros especialistas.

Leia também