Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Saúde

14 Novembro de 2017 | 11h01 - Actualizado em 14 Novembro de 2017 | 11h01

Saúde regista 542 casos de VIH/Sida em nove meses

Ndalatando - Quinhentos e 42 novos casos de VIH/Sida constitui o saldo de 21.179 testes da doença realizados de Janeiro a Setembro de 2017 nos dez municípios da província do Cuanza Norte, no âmbito das acções da autoridades sanitárias locais de luta e controlo da pandemia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza Norte: Província regista 542 casos de VIH/Sida em nove meses

Foto: Lucas Leitão

Dados do Programa Provincial da Luta contra a Sida a que a Angop teve acesso hoje, terça-feira, indicam o terceiro trimestre (Julho a Setembro) com 220 casos registados, como tendo registado pico mais alto de casos positivos, enquanto no segundo trimestre foram diagnosticados 182 casos e 140 casos nos primeiros três meses do ano.

Entre a faixa etária dos seropositivos diagnosticados, o documento aponta 228 cidadãos (dos 25 aos 49 anos de idade), 111 gestantes, 94 (dos 15 aos 24 anos) e 20 menores nascidos de mães seropositivas.

Os jovens são identificados como principal população alvo das campanhas de testagem voluntária do VIH/Sida, perante o registo de 7.061 indivíduos dos 25 aos 49 anos que aderiram aos testes para a determinação do estado serológico.

O Cuanza Norte conta actualmente com centros de aconselhamento e testagem voluntário do VIH/Sida instalados aos nívels dos dez municípios da província, uma realidade que tem estado a contribuir para um maior controlo e acompanhamento dos doentes afectados pela doença.

A par das acções de prevenção e tratamento das pessoas infectadas, as autoridades sanitárias da província mostram-se igualmente empenhadas no reforço das campanhas de mobilização dos cidadãos sobre os métodos de prevenção da doença, por via de palestras, campanhas massivas de testagem acompanhadas com a distribuição gratuita de preservativos.

Cuanza Norte é uma província situada no estremo Oeste de Angola e 190 quilómetros de Luanda (capital do país). A mesma compreende dez municípios que congregam uma extensão territorial de 20.252 quilómetros quadrados.

Leia também
  • 11/11/2018 09:18:48

    Sector da saúde reforçado com novas viaturas

    Mbanza Kongo - Três novas viaturas, das quais uma ambulância para o suporte avançado do serviço de neo-natal foram entregues sábado, em Mbanza Kongo, ao sector da saúde na província do Zaire.

  • 11/11/2018 08:04:26

    Consumo exagerado de álcool faz mais de dois mil feridos

    Malanje - Dois mil e 402 casos de agressões físicas foram registados de janeiro a setembro deste ano (mais 757 em relação a igual período anterior ), no banco de Cirurgia e Ortopedia do Hospital Regional de Malanje, provocados por consumo excessivo de bebidas alcoólicas e drogas.

  • 08/11/2018 18:03:46

    Sessenta crianças morrem de má nutrição no Cunene

    Ondjiva - Sessenta crianças, de zero aos cinco anos de idade, morreram de má nutrição severa e aguda moderada, de um total de 3.978 casos registados no decurso dos últimos nove meses em diferentes unidades sanitárias da província do Cunene.

  • 08/11/2018 12:30:02

    Médicos militares analisam prevenção de doenças

    Luanda - Médicos militares estão reunidos, desde hoje, quinta-feira, na XI jornadas médicas para analisar como prevenir a proliferação das doenças, sobretudo as mais perigosas do ponto de vista médico-sanitário destacando-se o VIH/Sida, a malária , tuberculose e a hipertensão.