Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Reconstrução Nacional

23 Setembro de 2016 | 13h06 - Actualizado em 23 Setembro de 2016 | 13h05

Administração de Caluquembe investe AKZ 30 milhões no sector eléctrico

Caluquembe - Mais de 30 milhões de kwanzas foram investidos nos últimos três anos, pela administração municipal de Caluquembe, província da Huíla, na instalação de sistemas eléctricos em todas as sedes comunais.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

José Arão Nataniel - administrador de Caluquembe

Foto: José Filipe

O facto foi dado a conhecer hoje, sexta-feira, à Angop, pelo administrador local, José Arão Nataniel, tendo informado que neste período foram ainda construídos 30 sistemas de captação e distribuição de água potável, adjacente as comunas de Sandula, Calepi e Negola, no quadro do programa de intervenção municipal.

O dirigente manifestou a necessidade de melhorar a qualidade de energia para o bem dos munícipes, apesar do sistema estar dependente de geradores eléctricos, de distintas capacidades, distribuídos em três comunas do município.

"Isso suscita a vontade de reactivar a mini-hídrica localizada no rio Quê, nas imediações do sector da Vila Branca, comuna da Negola, para a satisfação das necessidades da população”, disse.

Na sua óptica, esta mini-barragem não vai unicamente proporcionar energia eléctrica, mas sobretudo dar ênfase ao sistema de irrigação dos campos agrícolas, com vista acelerar a produção do campo.

“A energia eléctrica estável gera desenvolvimento para os cidadãos e a água potável melhora a saúde das populações, por isso desencorajamos o comportamento de alguns munícipes que vandalizam os sistemas de distribuição, prejudicando o bem da maioria”, referiu.

O município de Caluquembe dista a 193 quilómetros a leste do Lubango e tem uma população estimada em mais de 169 mil habitantes.

Assuntos Energia   Província » Huíla  

Leia também
  • 11/11/2018 11:33:18

    Inaugurado troço de 9 km até à centralidade da Eywa

    Lubango - Depois de seis meses de construção do troço que liga a avenida 4 de Fevereiro, via - expresso que liga a zona do aeroporto à centralidade da Eywa, no município do Lubango, com nove quilómetros, foi inaugurada hoje, domingo, pelo governador da Huíla, Luís da Fonseca Nunes, no âmbito dos 43 anos de independência nacional.

  • 25/09/2018 09:15:44

    Infra-estruturas integradas do Lubango executadas em 70 porcento

    Lubango - A construção das infra-estruturas integradas do Lubango, em curso desde Dezembro de 2017, encontra-se na ordem dos 70 porcento da sua execução, informou segunda-feira, nesta cidade, o governador da Huíla, Luís Nunes.

  • 04/09/2018 23:46:16

    Reposta circulação rodoviária entre Huíla e Benguela

    Quilengues - A circulação rodoviária entre os municípios de Quilengues (Huíla) e Chongoroi (Benguela), Estrada Nacional EN-105, interrompida no domingo devida a um acidente na ponte sobre rio Kutembo, foi reposta hoje, terça-feira, somente para ligeiros.

  • 17/08/2018 12:52:46

    Central térmica na Ganda pronta em Novembro

    Ganda - Uma central térmica de 4800 kw, cujas obras estão em fase conclusiva, começa a funcionar em Novembro próximo no município da Ganda, província do Benguela.