Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

30 Junho de 2020 | 19h19 - Actualizado em 30 Junho de 2020 | 19h19

MPLA encoraja Executivo a apoiar famílias

Luanda - O Bureau Político (BP) do MPLA encorajou, esta terça-feira, o Executivo angolano a prosseguir com a adopção de medidas sanitárias e económicas de apoio às famílias, às empresas e ao sector informal, no quadro das acções para conter o impacto negativo da Covid-19.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Segunda Reunião Ordinária do Bureau político do MPLA, orientada pelo seu Líder, João Lourenço

Foto: Pedro Parente

Presidente do MPLA, João Lourenço, quando orientava a II Reunião Ordinária do Bureau político

Foto: Pedro Parente

O encorajamento foi feito no final da 2ª Reunião Ordinária do Bureau Político (BP) do MPLA, orientada pelo Presidente do partido, João Lourenço, refere um comunicado saído do encontro.

Segundo o documento, o BP do MPLA incentivou o Governo angolano a estabelecer uma lista de produtos agrícolas, cultivados localmente, e com grande procura no mercado internacional, para a exportação e obtenção de divisas para o país.

Constam também das recomendações o desenvolvimento, pelo Executivo, de um plano específico para o melhoramento das infra-estruturas de saneamento básico e a identificação de fontes de financiamento para projectos de rápida execução, com menos custos e benefícios no curto prazo.

Depois de se regozijar com o facto de o Executivo continuar empenhado no reforço e apoio ao sector social, o BP do partido que sustenta o Governo recomendou o aumento contínuo do investimento.

Reconheceu o alinhamento entre o Plano de Acção para 2020-2022 e a proposta de Revisão do Orçamento Geral do Estado (OGE) 2020, tendo-o considerado o orçamento possível face à conjuntura actual do país, caracterizada pela Covid-19 e a baixa do preço do petróleo no mercado internacional. 

Sobre a vida interna do partido, foram apreciados os documentos reitores do processo de preparação e realização do 7º Congresso Ordinário do seu braço feminino – OMA -, previsto para o primeiro trimestre de 2021.

O membros do BP do MPLA debruçaram-se ainda sobre os instrumentos relativos ao processo de regularização das direcções do partido nas províncias do Huambo, Luanda e Uíge. 

Neste sentido, o BP aprovou as candidaturas de Loth Nolika, Joana Lina e Sérgio Rescova Joaquim para os cargos de primeiros secretários provinciais do MPLA do Huambo, Luanda e Uíge, respectivamente. 

O BP anuiu à resolução sobre a cessação do mandato de Virgílio Tyova do cargo de primeiro secretário provincial do MPLA no Cunene e a indicação de Gerdina Didalelwa para assumir temporariamente a direcção do partido na província.

Mereceu a aprovação deste órgão a indicação de Nany de Ascensão dos Santos Vontade para exercer o cargo de director do Departamento para os Assuntos Políticos e Eleitorais do Comité Central do MPLA. 

O BP do MPLA reiterou o apoio ao líder do partido e Presidente da República, João Lourenço, tendo-o encorajado a trabalhar com a mesma determinação e afinco na resolução dos principais problemas que ainda afligem o povo angolano.

A 2ª Reunião Ordinária do Bureau Político do MPLA, que decorreu no Complexo do Futungo II, a sul de Luanda, esteve focada na situação política, económica e social do país, bem como nas questões que se prendem com a vida interna do partido.

Assuntos MPLA  

Leia também
  • 30/06/2020 17:12:00

    Íntegra do discurso do Presidente do MPLA na reunião do BP

    Luanda - Íntegra do discurso pronunciado esta terça-feira, em Luanda, pelo Presidente do MPLA, João Lourenço, na abertura da 2ª Reunião Ordinária do Bureau Político (BP) do seu partido.

  • 30/06/2020 14:35:02

    MPLA demarca-se de intrigas na política

    Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, afastou esta terça-feira a possibilidade do partido que lidera alinhar e alimentar intrigas, como forma de estar na política, por esta postura ser contrária à vontade da grande maioria dos cidadãos angolanos.

  • 30/06/2020 12:56:34

    MPLA prioriza economia em tempo de Covid-19

    Luanda - O Presidente do MPLA, João Lourenço, afirmou esta terça-feira, em Luanda, que apesar do actual contexto da pandemia da Covid-19 a economia angolana continua a ser prioridade do Governo sustentado pelo seu partido.