Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

26 Junho de 2020 | 18h08 - Actualizado em 26 Junho de 2020 | 18h08

Consultores de Vera Daves são angolanos

Luanda - O Ministério das Finanças desmentiu, esta sexta-feira, informações que dão conta da contratação de ex-ministros portugueses, para prestar serviços de assessoria à titular da pasta.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Em nota enviada à ANGOP, o departamento ministerial esclarece que os actuais consultores da ministra Vera Daves, nomeadamente os economistas Paulo Ringote e Patrício Pinto, e os juristas Gilberto Luther e Cláudia Pinto, são todos de nacionalidade angolana.

Considera, por isso, as notícias veiculadas nas redes sociais como "falsas e caluniosas".

Conforme o comunicado, essas notícias visam desacreditar o esforço de consolidação orçamental, descredibilizar as instituições e pôr em causa o trabalho em curso para a melhoria da qualidade da despesa pública em Angola.

"Os consultores da ministra das Finanças, nomeados em despachos, são entidades de nacionalidade angolana", lê-se na nota.

Acrescenta que as entidades visadas na notícia não têm relação directa com o Ministério das Finanças, destacando-se o facto de Victor Gaspar ser, actualmente, o director dos Assuntos Fiscais do Fundo Monetário  Internacional.

O ministério nega, igualmente, a existência de algum plano para a criação de uma nova pasta de secretário de Estado.

"Numa altura em que há uma redução do aparelho do Estado, não faz qualquer sentido a criação de uma nova pasta para secretário de Estado neste ministério", conclui.

Assuntos Angola  

Leia também
  • 25/06/2020 17:12:28

    Angola e EUA reforçam cooperação em direitos humanos

    Luanda - Aspectos ligados ao reforço da cooperação no domínio dos direitos humanos entre Angola e os Estados Unidos da América dominaram, esta quinta-feira, em Luanda, a audiência concedida pelo ministro angolano do sector, Francisco Queiroz, à embaixadora norte-americana no país, Nina Fite.

  • 25/06/2020 14:44:59

    Obras do novo Aeroporto de M'banza Kongo iniciam-se este ano

    Luanda - As obras para a construção do novo Aeroporto de Mbanza Kongo iniciam-se este ano, no quadro da implementação das recomendações específicas da UNESCO sobre o Centro Histórico de M'banza Kongo, elevado a Património Mundial.

  • 24/06/2020 18:58:02

    MPLA analisa Plano de Desenvolvimento Nacional e OGE revisto

    Luanda - O memorando sobre a avaliação intercalar dos Planos de Desenvolvimento Nacional/2019-2022 e de Acção/2020-2022 e a proposta do Orçamento Geral do Estado/2020 revisto foram apreciados, esta quarta-feira, na 10ª Reunião Extraordinária do Secretariado do Bureau Político do MPLA.