Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

17 Janeiro de 2020 | 17h00 - Actualizado em 18 Janeiro de 2020 | 14h23

BP do MPLA considera Beto Van-Dúnem nacionalista exemplar

Luanda - O Bureau Político do Comité Central do MPLA manifestou, nesta sexta-feira, profunda comoção pelo falecimento do nacionalista Carlos Alberto Van-Dúnem "Beto Van-Dúnem", considerando-o combatente de primeira linha na luta anti-colonial.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Numa mensagem de condolências, o MPLA refere-se a Beto Van-Dúnem como distinto militante e nacionalista exemplar que jogou um papel importante na clandestinidade, sendo um dos mais intrépidos integrantes do histórico “Processo dos 50”, que serviu de chamariz para a Independência de Angola.

Por isso, expressa que o seu desaparecimento físico, quinta-feira, por doença, em Luanda, “representa um duro golpe às acções que visam a preservação da nossa História e Memória colectiva”.

Perante o infortúnio, o Bureau Político entende que urge a divulgação do legado político de todos os compatriotas envolvidos na luta que conduziu ao nascimento de Angola, enquanto país livre e soberano.

Destaca que, entre as diversas funções de alta responsabilidade a nível do Partido e do aparelho central do Estado que desempenhou “ao longo da sua vida recheada de grande engajamento militante e patriótico”, Beto Van-Dunem, que faleceu aos 85 anos, notabilizou-se como Ministro do Comércio, no período de 1978 a 1981.

Aponta também o seu empenho enquanto deputado à Assembleia Nacional, para além de ter tido uma brilhante passagem pela direcção do então Departamento de Organização e Mobilização (DOM/MPLA).

“Nesta hora de profunda comoção, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos seus militantes, simpatizantes e amigos, inclina-se perante a memória de Beto Van-Dúnem e endereça à família enlutada os seus mais sentidos pêsames”, conclui a nota de condolências.

Assuntos Política  

Leia também
  • 18/01/2020 02:14:49

    PR consternado com morte do nacionalista "Beto Van-Dúnem"

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, transmitiu, nesta sexta-feira, sentidas condolências à família do nacionalista Carlos Alberto Van-Dúnem "Beto Van-Dúnem", que faleceu quinta-feira última, numa das unidades hospitalares de Luanda.

  • 18/01/2020 00:00:15

    Síntese das principais notícias

    Luanda - A Agência Angola Press, Angop E.P, incluiu na sua emissão das últimas 24 horas, entre outros, os seguintes assuntos:

  • 17/01/2020 22:44:32

    EUA capacita quadros angolanos para combate à corrupção

    Luanda - Assessores do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos da América estão a trabalhar com o Banco Nacional de Angola e com o Ministério das Finanças na capacitação dos quadros, com vista ao combate à corrupção.

  • 17/01/2020 22:09:02

    Corpo diplomático elogia combate à corrupção

    Luanda - O corpo diplomático acreditado em Angola valorizou esta sexta-feira os esforços do Executivo angolano no combate à corrupção e a impunidade, a fim de promover a boa governação e a diversificação da economia.