Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Fevereiro de 2018 | 14h14 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2018 | 14h13

MIREX quer perspicácia na busca de parcerias

Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, pediu nesta segunda-feira aos novos embaixadores empenho e perspicácia para o estabelecimento de parcerias necessárias ao desenvolvimento económico e social de Angola.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto

Foto: Joaquina Bento

Particpantes na Abertura do curso de refrescamento para embaixadores

Foto: Joaquina Bento

O ministro discursava na abertura de um curso de actualização de conhecimentos e melhoria de desempenho dirigido a embaixadores e embaixatrizes, com destaque para os chefes de missões diplomáticas nomeados na semana passada pelo Presidente da República, João Lourenço.


Manuel Augusto disse ser dever do embaixador, como representante do Estado angolano no exterior, melhorar a imagem do país na arena internacional e contribuir para maior captação de investimento estrangeiro.

Apontou ainda como um dos actuais desafios o aumento da presença do Estado junto das instâncias multilaterais, através de uma participação objectiva e actuante nos diversos eventos e negociações, mediante a inserção de quadros angolanos em organizações e organismos internacionais.

Disse que a coincidência da data com o 42º aniversário da admissão de Angola na Organização de Unidade Africana (OUA), actual União Africana deve inspirar e motivar a prosseguir com uma diplomacia rica e ao serviço do país e do povo angolano.

Para o ministro angolano das Relações Exteriores, as relações internacionais são um processo complexo dinâmico que exige redobrada atenção e constante actualização de conhecimentos para fazer face a desafios onde as relações entre Estados (…) conhecem mutações raramente previsíveis.

Durante as duas semanas de formação, aos novos embaixadores e embaixatrizes serão ministradas matérias como política externa de Angola, protocolo e cerimonial diplomáticos, técnicas de negociação internacional e gestão financeira e de recursos humanos.  

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou na semana passada para embaixadores de Angola em França, João Bernardo de Miranda, para a Bélgica, Grão-Ducado do Luxemburgo e representante permanente junto da União Europeia, Georges Chikoti, para  China, João Salvador dos Santos Neto, São Tomé e Príncipe, Joaquim Duarte Pombo, África do Sul, Maria Filomena Delgado, e para  Espanha, José Luís de Matos.

Foram ainda designados para embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola junto dos Escritórios das Nações Unidas e demais organismos internacionais em Genebra, Margarida Rosa da Silva Izata e para embaixadora de junto Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, Maria de Jesus dos Reis Ferreira.

Para embaixadora no Botsuana foi nomeada Beatriz Antónia Manuel de Morais, e para o Quénia e representante permanente junto dos Escritórios das Nações Unidas em Nairobi, Syanga Kivuila Samuel Abílio.

Leia também
  • 05/02/2019 05:43:18

    Pinda Simão enaltece sacrifício dos nacionalistas

    Uíge - O governador provincial do Uíge, Pinda Simão, enalteceu o empenho dos heróis de 04 de Fevereiro, que deram à sua vida e consentiram sacrifícios para o alcance da independência nacional.

  • 05/02/2019 00:46:39

    Município de Camacupa ganha novas infraestruturas sociais

    Camacupa - A população do município de Camacupa, província do Bié, ganhou novas infra-estruturas sociais, inauguradas segunda-feira no quadro das celebrações do Dia do início da Luta Armada.

  • 04/02/2019 16:37:21

    Inauguração de vários empreendimentos marca 53º aniversário do início da Luta Armada

    Camanongue - A inauguração de um Jango para os antigos combatentes e veteranos da pátria e do Centro Infantil Comunitário (CIC), hoje, segunda - feira, na sede municipal de Camanongue, pelo governador provincial do Moxico, Gonçalves Muandumba, marcou as comemorações do 53º aniversário do início da luta armada em Angola.

  • 04/02/2019 14:06:33

    Ministro pede união aos angolanos

    Cabinda - O ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida, pediu nesta segunda-feira, em Cabinda, que os angolanos tenham união e força para vencer os desafios, seguindo o exemplo, a bravura e determinação dos heróis do 4 de Fevereiro de 1961.