Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

12 Fevereiro de 2018 | 11h25 - Actualizado em 12 Fevereiro de 2018 | 11h25

Angola assinala admissão na UA

Luanda - Angola assinala hoje (segunda-feira) o 42º aniversário da admissão do país na Organização de Unidade Africana (OUA), antecessora da União Africana (UA).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sede da UA em Addis Abeba, Etiópia

Foto: JA/Angop

A propósito da data, o Ministério das Relações Exteriores recorda, em nota, que a admissão aconteceu durante a 26ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da OUA, em Addis Abeba (Etiópia).

A  entrada do país para a sociedade africana das nações foi o culminar de  "intensa batalha diplomática, sob liderança do primeiro Presidente da República, António  Agostinho Neto", refere o documento.

Com a admissão, Angola tornava-se no 47º Estado soberano reconhecido pela maior tribuna política continental.

José Eduardo dos Santos, o primeiro chefe da diplomacia angolana,  entre Novembro de 1975 e Novembro de 1976, tornava-se no primeiro angolano de um país livre a  discursar na sessão  que marcou o reconhecimento africano.

Assuntos Cooperação   MIREX  

Leia também
  • 05/11/2018 20:13:47

    Manuel Augusto prepara visita do Chefe de Estado a Moçambique

    Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, trabalhou durante três dias em Moçambique para, entre outros, reforçar os laços de cooperação nos vários domínios e preparar a visita de Estado do Presidente da República, João Lourenço.

  • 05/11/2018 18:57:03

    Embaixada desmente expulsão de angolanos no Congo Democrático

    Luanda - A Embaixada de Angola na República Democrática do Congo negou a existência de casos de expulsão de cidadãos angolanos neste país da África Austral, como retaliação da operação transparência.

  • 05/11/2018 17:36:45

    Ministro da defesa congolês deixa Luanda

    Luanda - O ministro da Defesa Nacional da República do Congo, Charles Richard Mondjo, deixou na tarde hoje (segunda-feira), Luanda, depois de proceder à entrega de uma mensagem do Presidente Dennis Sassou Nguesso ao homólogo angolano João Lourenço.

  • 05/11/2018 16:06:02

    PR recebe mensagem do homólogo do Congo

    Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta segunda-feira, em Luanda, uma mensagem verbal do seu homólogo do Congo, Denis Sassou Nguesso, relacionada com questões de interesse comum.