Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Política

13 Novembro de 2017 | 18h22 - Actualizado em 13 Novembro de 2017 | 18h58

Zaire: Detidos cidadãos estrangeiros por entrada ilegal

Mbanza Kongo - Vinte e três cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que tentavam nesta segunda-feira viajar para Luanda, num camião contentorizado, foram detidos pela Polícia Nacional destacada na ponte sobre o rio Mpozo, município de Mbanza Kongo (Zaire).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Insignia da Polícia Nacional

Foto: angop

Os imigrantes ilegais pretendiam atingir a capital do país com o auxílio de um camionista angolano, que cobrou valores monetários entre 100 mil kwanzas e 150 dólares norte-americanos, a cada cidadão deste país vizinho.


O chefe de fiscalização da direcção provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), superintendente Sebastião Bunga, que falava à imprensa, explicou que os congoleses democráticos entraram no país pelo posto fronteiriço do Luvo, município de Mbanza Kongo.

“A detenção desses cidadãos só foi possível graças a denúncia feita por cidadãos nacionais, detalhando o esquema utilizado pelo grupo”, explicou.

Importa referir que, dezenas de imigrantes ilegais, maioritariamente cidadãos da RDC, são, semanalmente, interpelados e detidos pelas autoridades policiais da província do Zaire, por entrada e estadia irregular em Angola.

Os imigrantes aperfeiçoam, a cada dia que passa, os seus “modus operandis” para atingirem o território nacional e, consequentemente, a capital do país, Luanda, manobras que, muitas vezes, têm sido frustradas pelas autoridades competentes angolanas.

A província angolana do Zaire partilha 330 quilómetros de fronteira com a região do Congo Central, República Democrática do Congo.

Leia também
  • 03/11/2018 12:03:36

    SME recusa entrada de estrangeiros por irregularidades migratórias

    Mbanza Kongo - O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Zaire recusou, nos últimos sete dias, a entrada no território nacional de 65 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), por falta de documentos de viagem válidos e meios de subsistência.

  • 02/11/2018 11:11:54

    Tribunal militar condena dois agentes da polícia nacional

    Mbanza Kongo - Dois agentes da Polícia Nacional residentes no município de Mbanza Kongo, província do Zaire, foram na quinta-feira condenados a um e três meses de prisão correccional efectiva, pelo Tribunal Militar local.

  • 01/11/2018 18:02:06

    MPLA elege novo primeiro secretário provincial

    Mbanza Kongo - O comité provincial do Zaire do MPLA reunido nesta quinta-feira, em Mbanza Kongo, na sua III sessão extraordinária agendou para o próximo dia 17 de Novembro do ano em curso, a realização de uma conferência extraordinária para a eleição de um novo primeiro secretário provincial.

  • 29/10/2018 12:03:59

    Registadas 90 infracções no perímetro fronteiriço com a RDC

    Mbanza Kongo - Noventa infracções diversas foram registadas nos últimos sete dias no perímetro fronteiriço entre a província angolana do Zaire e a região do Congo Central (RDC), menos duas ocorrências comparativamente à semana anterior.