Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

15 Janeiro de 2020 | 19h50 - Actualizado em 15 Janeiro de 2020 | 20h04

Executivo cumpre recomendações da Unesco

Mbanza Kongo - O Executivo está empenhado no cumprimento das recomendações da Unesco em relação ao centro histórico da cidade de Mbanza Kongo, elevada a património mundial, a 8 de Julho de 2017.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Maria da Piedade de Jesus - Ministra da cultura

Foto: ANGOP

Essa afirmação foi feita hoje, quarta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, pela  ministra da Cultura, Maria de Jesus, durante a cerimónia de apresentação da proposta do regulamento e o plano urbanístico para o centro histórico desta cidade, antiga capital do Reino do Kongo.

Lembrou que, entre as recomendações da Unesco consta a elaboração do regulamento e plano urbanístico desta antiga capital do Reino do Kongo, assim como a construção do aeroporto fora dos limites desta cidade.

A remoção das antenas metálicas de telecomunicações do casco urbano, bem como a realização anual do Festival Internacional da Cultura (Festikongo), em Mbanza Kongo, são outras das recomendações feitas pela Unesco.

Fez saber que o Ministério da Cultura vai enviar à Unesco, no final deste ano, um relatório sobre o grau de cumprimento das recomendações exigidas.

Referindo-se ao novo aeroporto, disse que o projecto está a ser tratado a nível das estruturas competentes do Ministério dos Transportes, ao passo que as antenas metálicas começaram já a ser removidas do centro da cidade.

Quanto ao Festikongo, a ministra precisou que, a partir da segunda edição do festival, a decorrer este ano, a organização do evento passará a ser da responsabilidade total do Governo Provincial do Zaire.

Sobre o regulamento urbano de Mbanza Kongo, Maria de Jesus defendeu a conjugação de esforços entre departamentos ministeriais e o governo local para tornar Mbanza Kongo um local apetecível para turistas.

Assuntos Cultura   Província » Zaire  

Leia também
  • 17/01/2020 11:04:21

    Agenda cultural

    Luanda - Agenda cultural do fim-de-semana.

  • 17/01/2020 09:11:37

    Kudurista Nagrelha encanta público no "FestiQuibala"

    Quibala - O músico kudurista Nagrelha actuou quinta-feira no festival "FestiQuibala", levando ao delírio o público presente no evento em saudação ao 46º aniversario desta circunscrição da província do Cuanza Sul.

  • 16/01/2020 01:37:15

    Administradora de Mbanza Kongo acredita no fomento do turismo cultural

    Mbanza Kongo - A apresentação nesta quarta-feira da proposta do regulamento e o respectivo plano urbanístico do centro histórico de Mbanza Kongo, província do Zaire, vai contribuir no fomento do turismo cultural, afirmou a administradora municipal, Nzuzi Makiese.