Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

12 Fevereiro de 2018 | 17h30 - Actualizado em 13 Fevereiro de 2018 | 09h51

Grupo emblemático do Carnaval do Cuanza Norte fora da competição

Ndalatando - O grupo carnavalesco Associados da Camundai, do município do Cazengo, um dos mais emblemáticos da província do Cuanza Norte estará ausente este ano do desfile do Entrudo, classe de adultos, a acontecer terça-feira (13), pelo facto dos seus responsáveis não terem inscrito a colectividade no evento.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Desfile do Grupo carnavalesco Associados da Camundai (arquivo)

Foto: Lucas Leitão

O facto foi anunciado hoje, segunda-feira, à Angop, em Ndalatando, pelo responsável do Departamento de Acção Cultural da Direcção Provincial da Cultura do Cuanza Norte, Rosa Carlos, tendo lamentado a ausência do grupo mais titulado da região.

Segundo Rosa Carlos, razões organizativas estiveram na base da não inscrição do grupo Associado do Camundai para desfilar no Carnaval provincial do Cuanza Norte, edição 2018.

Com 19 títulos conquistados, em 39 edições, bem como várias distinções de melhor rainha, canção, entre outros troféus, o grupo Associado do Camundai foi fundado em 1978.

No Carnaval de 2017, o grupo ocupou a segunda posição, competição vencida pela agremiação União Chá de Caxinde, que também estará ausente do Entrudo deste ano.

Fundado em 1978, o grupo Associado do Camundai detém o maior número de títulos consecutivos da província do Cuanza Norte (nove entre 1981 a 1989).

Dez colectividades, da classe de adultos, estão inscritas para participarem do Carnaval deste ano na província do Cuanza Norte, que vão competir nas categorias de danças modernas e tradicionais, o evento vai contar ainda com o desfile de três blocos de animação.

O sector da Cultura do Cuanza Norte vai atribuir 400 mil kwanzas o grupo vencedor, trezentos mil kwanzas ao segundo classificado e 200 mil kwanzas ao terceiro posicionado.

Leia também
  • 03/11/2018 16:29:59

    Matias Damásio quer conquistar mercado latino

    Luanda - O cantor e compositor angolano Matias Damásio tem trabalhado para conquistar outros mercados, fundamentalmente o público latino, afirmou hoje (sábado), em Luanda, o músico.

  • 02/11/2018 15:13:45

    Tradição de Mbanza Kongo assemelha-se com a do Israel, diz embaixador

    Mbanza Kongo - O embaixador de Israel em Angola, Oren Rozenblat, afirmou quinta-feira, em Mbanza Kongo, província do Zaire, que parte da tradição da antiga capital do Reino do Kongo assemelha-se com a do seu país, sobretudo em termos das 12 fontes desta cidade património com as 12 tribos.

  • 30/10/2018 20:43:59

    Músico Gabriel Tchiema defende shows com banda

    Saurimo - O músico Gabriel Tchiema defendeu hoje, terça-feira, na cidade de Saurimo, província da Lunda Sul, a necessidade dos cantores angolanos a ganharem o hábito de actuarem com banda, por garantir melhor qualidade do espectáculo.

  • 29/10/2018 21:24:21

    Escritor Cornélio Caley inicia funções na AAL

    Luanda - O escritor angolano Cornélio Caley foi empossado nesta segunda-feira, em Luanda, como membro da Academia Angolana de Letras, durante uma cerimónia realizada no Memorial António Agostinho Neto(MAAN).