Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Lazer e Cultura

09 Novembro de 2017 | 23h54 - Actualizado em 10 Novembro de 2017 | 00h34

Angola: Criadores recebem galardões do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017

Luanda - Os vencedores do Prémio Nacional de Cultura e Artes 2017, nas nove modalidades artísticas em concurso, receberam, na noite desta quinta-feira, os troféus e diplomas correspondentes. A cerimónia juntou homens de cultura, da sociedade e política angolana.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

1 / 1

Actores principais do Prémio Nacional de Cultura e Artes posam com responsáveis governamentais

Foto: Henri Celso

Sob orientação do ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, e da ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, foram distinguidos o músico Carlos Lamartine, o artista plástico Horácio Da Mesquita, a jornalista Maria Luísa Fançony, o escritor António Fonseca, o realizador Abel Couto, e o grupo teatral Protevida.

Foram ainda distinguidos a equipa de realização das festividades da Nossa Senhora do Monte, a Companhia de dança Contemporânea de Angola e o historiador Emmanuel Esteves (a título póstumo).  

Além dos troféus (estatuetas), galardões e diplomas, os criadores contemplados têm também direito a um valor monetário que ronda, em kwanzas, os 35 mil dólares americanos.

Ao intervir na gala de premiação, em representação do Chefe de Estado Angolano, João Lourenço, o ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da Republica, Frederico Cardoso, disse que o Prémio Nacional de Cultura e Artes distingue a excelência e a perseverança.

De igual modo, disse, distinguem a superação artística e o génio dos criadores angolanos, que, com o seu trabalho, têm contribuído para a afirmação de Angola além-fronteiras.

A noite foi preenchida com música e dança, numa simbiose entre a modernidade e a contemporaneidade.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é atribuído nas categorias de literatura, artes plásticas, dança, música, teatro, cinema e audiovisuais e investigação em ciências humanas e sociais.

Visa incentivar a criatividade nos domínios literários, artístico e da investigação científica, no âmbito das ciências humanas e sociais, promover a qualidade da produção do cinema e áudio - visuais das artes de espectáculos, nomeadamente a encenação de obras teatrais, dança, música, bem como a promoção dos bens culturais e de conhecimento através da publicação, divulgação e valorização.

Constitui uma homenagem e incentivo ao génio criador dos angolanos, de modo a perpetuar entre os cidadãos ideias tendentes à compreensão das múltiplas formas da criação artística e diversidade das manifestações linguísticas e culturais do povo e da Nação.

O Prémio Nacional de Cultura e Artes é a mais importante distinção do Estado Angolano neste sector, tendo como principal objectivo incentivar a criação artística e cultural, bem como a investigação científica no domínio das ciências humanas e sociais.

Assuntos Angola  

Leia também