12 Setembro de 2015 | 20h13 - Actualizado em 15 Setembro de 2015 | 13h50
Huambo: Biografia do general Kundi Paihama apresentada aos leitores da província
Huambo - A obra intitulada "General Kundi Paihama - Uma história de batalhas e conquistas", da autoria do professor universitário António Ngula Chivinga, foi apresentada hoje, sábado, na província do Huambo, ao público leitor da região durante uma sessão de venda e autógrafo.

Envia por email
Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


Corrigir
Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar


HUAMBO: Obra "General Kundi Paihama"
Foto: Júlio Vilinga
O livro é uma biografia resumida da trajectória política e militar do general Kundi Paihama, nascido no município do Quipungo, na província da Huíla, actualmente governador da província do Huambo.
Durante a apresentação da obra, o jornalista João Gaspar Domingos Pedro disse que nesta obra o autor tenta trazer com tamanha grandeza a dimensão de Kundi Paihama, cuja trajectória perde-se na imensidão das suas acções ou práticas, como legado a ser seguido, lições a aprender ou testemunhos de um tempo que serve para projectar o futuro airoso.
A obra, prosseguiu o também director da emissora local do grupo Rádio Nacional de Angola, contada na primeira pessoa, descreve toda a trajectória política e militar de Kundi Paihama que, com inteligência, audácia e muita militância política no MPLA, conquistou grandes batalhas e granjeou vitórias importantes para à Nação angolana.
Explicou que o livro narra ainda o contributo político do personagem principal no início da luta contra o colonialismo, nas batalhas travadas no sul de Angola contra as tropas invasoras sul-africanas e das rixas políticas com o líder fundador da Unita, Jonas Malheiro Savimbi, e do único encontro entre ambos, em 1991, no aeroporto internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.
O autor da biografia, prosseguiu João Pedro, começa pelo contexto do nascimento de Kundi Paihama, a sua infância e a conquista da escola, sem esconder as dificuldades económico-sociais que enfrentou até chegar ao topo da política nacional.
Disse ainda que nesta obra também é apresentado o perfil político do 1º Presidente da República, António Agostinho Neto, em função do tempo que Kundi Paihama conviveu com ele e do actual Presidente, José Eduardo dos Santos, como continuador da revolução angolana.
O livro possui 208 páginas, perfazendo 14 capítulos, apresenta também as batalhas de Kundi Paihama na família, na igreja e aborda, ainda, os 40 anos de Independência Nacional na visão do personagem principal, além do valor da paz para os angolanos e conselhos para a juventude angolana.
Neste mesmo livro estão patentes os desafios superados pelo general Kundi Paihama, enquanto ministro da Segurança do Estado, da Defesa, do Interior, dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, comissário provincial de Benguela, governador da Huíla e de Luanda.
A obra conta ainda com testemunhos do actual ministro da Hotelaria e Turismo, Pedro Mutindi, conteporâneo de Kundi Paihama, e foi prefaciada pelo secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley.
No prefácio lê-se que Kundi Paihama faz parte da história moderna de Angola. O autor do livro, António Ngula Chivinga, nasceu aos 17 de Abril de 1974, no município do Quipungo, província da Huíla, é membro da Brigada Jovem de Literatura e autor das obras “Exortação à maturidade Cristã”, publica em Maio de 2014 e “Que futuro para as línguas nacionais Angola”, em Abril de 2014.
Assuntos Literatura Província » Huambo
Leia também
-
31/01/2019 22:36:23
Pepetela preocupado com o encerramento de livrarias
Luanda - O escritor angolano Artur Pestana "Pepetela " mostrou-se hoje quinta-feira em Luanda , preocupado com o encerramento de algumas livrarias, por dificuldades na aquisição de livros no exterior .
-
21/01/2019 17:51:14
Carnaval2019 avaliado em 20 milhões de Kwanzas
Huambo - Vinte milhões de Kwanzas é o valor a ser gasto, este ano, para a realização do Carnaval 2019, cujo desfile provincial acontece entre os dias 3 e 5 de Março, informou hoje, segunda-feira, à ANGOP, o chefe do departamento da Cultura, Venceslau Casese.
- 11/01/2019 12:55:56
Psico-pedagogo lança "A gestão democrática da escola pública em Angola"
Luanda - Uma obra científica, com o título "A gestão democrática da escola pública em Angola", do psico-pedagogo Ngangula Miguel de Sousa será lançada, no dia 26 de Janeiro, no Parque da Independência, em Luanda.
- 08/01/2019 19:26:15
Agentes culturais no Huambo querem mais apoio do Governo
Huambo - Agentes culturais da província do Huambo solicitaram hoje, terça-feira, nesta região do país, mais apoios do Governo, para o fomento e valorização da produção cultural local.