Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Educação

20 Fevereiro de 2002 | 18h36

-

Sumbe

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Sumbe, 20/02- Professores do Instituto Politécnico de Bragança(Portugal) são aguardados na província do Kwanza-Sul, para leccionarem no Instituto Superior Agrário local, no âmbito de um protocolo decooperação assinado em Setembro do ano transacto com o Governo local.

Segundo uma fonte governamental, para além de professores, o acordo prevê ainda a troca de experiência em matéria curricular, o envio aoKwanza-Sul de material didáctico, a colaboração em actividades pedagógicas e científicas, bem como a participação conjunta emprojectos de investigação e transferência de tecnologia.

O inicio das aulas no referido instituto, que funcionará na cidade daGabela, está previsto para o mês de Março, estando neste momento o Governo provincial a recrutar docentes angolanos.

Na fase inicial, serão ministradas naquela instituição de ensino superior,aulas nas especialidades de Agronomia, Geotécnica, Florestal, Gestão Agrária, Agro-Industrial e Veterinária.

Portugal coopera com a província do Kwanza-Sul em diversos domínios, destacando-se na construção civil com cerca dequatro empresas, pescas, educação e agricultura.

O Instituto Superior Agrário é a segunda instituição de ensinosuperior na província do Kwanza-Sul, desde a nomeação do general HiginoCarneiro, no ano de 1999 como governador da região.

A primeira instituição é o Centro Universitário do Kwanza-Sul,que funciona desde do ano académico passado, leccionando numa primeira fase as disciplinas referentes as ciências de educação.