Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

10 Agosto de 2020 | 17h11 - Actualizado em 10 Agosto de 2020 | 17h41

Tomboco ganha repartição fiscal e balcão do BCI

Mbanza Kongo - A vila do Tomboco, situada a 150 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, ganhou nesta segunda-feira, uma Repartição Fiscal da Administração Geral Tributária (AGT) e uma dependência do Banco de Comércio e Indústria (BCI), inauguradas pelo governador local, Pedro Makita Armando Júlia.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

As duas instituições (AGT e BCI) partilham as mesmas instalações, custaram 25 milhões de kwanzas a Administração Municipal do Tomboco.

O chefe da Repartição Fiscal do Nzeto, António Filipe, disse, na ocasião, que com a inauguração deste empreendimento, a AGT passa a dispor de serviços em todos os municípios da província do Zaire.

Explicou que o posto aberto é uma extensão da repartição fiscal do Nzeto e vai prestar, entre outros serviços, a atribuição de cartão de contribuinte, o pagamento de taxa de circulação e impostos industrial, de selo, de rendimento de trabalho (IRT) e predial (IP), bem como a abertura de contas.

Por sua vez, o coordenador comercial do BCI pela Região Norte (Zaire e Cabinda), Carlos Júlio, disse ser o primeiro posto de atendimento a abrir na vila do Tomboco, frisando que o mesmo vai prestar todos serviços e produtos bancários para satisfação dos munícipes locais.

Informou que os cinco funcionários colocados na dependência do Tomboco são quadros do BCI há mais de 10 anos e foram transferidos por encerramento de algumas dependências em algumas regiões do país.

“Esperamos que tão logo haja condições financeiras e comerciais possamos abrir balcões no Cuimba e Nóqui, os dois municípios que não dispõem dos serviços do BCI”, explicou.

O governador provincial, Pedro Makita, disse que a entrada desses serviços na vila do Tomboco vai aliviar o sofrimento da população local, que percorria longas distâncias em busca de serviços bancários e pagamento de impostos.

O município do Tomboco tem uma população estimada em 46 mil e 25 habitantes distribuídos pelas comunas de Kinzau, Kinsimba e Sede.

Assuntos Banca   Província » Zaire  

Leia também
  • 08/08/2020 14:35:13

    PN trava saída de milhares de Kwanzas para RDC

    Mbanza Kongo - Seiscentos e 90 mil Kwanzas e dois mil e 150 dólares norte americanos que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC) foram apreendidos na madrugada deste sábado pela Polícia Nacional, no município do Nzeto, província do Zaire.

  • 30/07/2020 18:20:03

    Bombas de combustível em Mbanza Kongo com longas filas

    Mbanza Kongo - Depois de terem ficado dois dias sem gasolina, as duas bombas de combustível (Sonangol e Pumangol) que abastecem a cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, registam, desde as primeiras horas desta quinta-feira, longas filas de viaturas e motorizadas, um cenário jamais visto nesta cidade.

  • 29/07/2020 13:59:29

    Mbanza Kongo regista ruptura de gasolina

    Mbanza Kongo - A cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire, regista desde segunda-feira (28), uma ruptura no abastecimento de combustível (gasolina), situação que está a provocar a especulaçao do preço deste produto no mercado informal local.