Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

15 Julho de 2020 | 14h58 - Actualizado em 15 Julho de 2020 | 15h43

AGT arrecada mais de Akz três mil milhões no primeiro semestre

Malanje - Três mil milhões, 658 milhões, 691 mil e 405 kwanzas foram arrecadados para os cofres do Estado, durante o primeiro semestre deste ano, pela segunda região tibutária, que compreende as províncias de Malanje, Cuanza Norte e Uíge.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

A informação foi avançada hoje, quarta-feira, à Angop, pela directora da segunda região tributária, Núria da Silva Neto, realçando que os valores arrecadados, fruto da cobrança de diversos impostos, não correspondem as receitas esperadas.

Explicou que o défice é de 47,5 por cento, porquanto a instituição previa arrecadar cerca de oito mil milhões de kwanzas, cifra não atingida devido aos efeitos da Covid-19, que obrigou muitos contribuintes fiscais a paralisarem as suas actividades.

Dos valores arrecadados este ano, de acordo com a directora, a província do Cuanza Norte contribuiu com dois mil milhões, 952 milhões, 139 mil e 231 kwanzas, enquanto que Malanje somou para os cofres do Estado 400 milhões, 360 mil e 853 kwanzas, contra os Akz 306 milhões, 191 mil e 321 do Uíge.

Realçou que os impostos industrial e de rendimento de trabalho (IRT) foram os que mais contribuíram, enquanto muitos contribuintes incorreram na fuga ao fisco, para além de que o Estado suspendeu a cobrança de impostos durante a vigência do Estado de Emergência que o país viveu.

Leia também
  • 15/07/2020 18:25:14

    Porto seco do Luvo orçado em USD cinco milhões

    Mbanza Kongo - Cinco milhões de dólares norte-americanos serão aplicados, a partir de Agosto deste ano, na construção de um porto seco da cadeia logística na comuna fronteiriça do Luvo, município de Mbanza Kongo, província do Zaire.

  • 15/07/2020 17:19:59

    Centro de formação agro-pecuária de Calandula carece de apoio

    Malanje - Pelo menos quatro milhões de kwanzas são necessários anualmente pelo Centro Integral de Formação Profissional Agro-pecuária do município de Calandula, a 85 quilómetros a norte da cidade de Malanje, para atender as necessidades de manutenção e compra de equipamentos de formação.

  • 15/07/2020 15:10:53

    PIIM financia 18 projectos sociais no Muconda

    Muconda - Dezoito projectos de impacto social, incluídos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), estão a ser implementados, desde Maio deste ano, no município do Muconda, província da Lunda Sul.