Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

26 Junho de 2020 | 13h55 - Actualizado em 26 Junho de 2020 | 13h55

Produtores prevêem colher 1800 toneladas de café no Cuanza Norte

Ndalatando - Mil e 800 toneladas de café mabuba serão colhidas na presente campanha, na província do Cuanza Norte, mais 100 em relação à colheita anterior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

O facto foi anunciado à imprensa, quinta-feira, em Samba Cajú, pelo responsável do departamento provincial do Instituto Nacional do Café (INCA), Costa Neto, no  acto de  aberta da campanha de colheita do bago vermelho.

Costa Neto apontou a regularidade das chuvas na presente época agrícola como factor que influenciou para o aumento dos níveis de produção, que contou com o engajamento de 700 produtores.

A província conta com mil e 500 cafeicultores, dos quais 700 exercem efectivamente esta actividade produtiva.

Numa mensagem lida na ocasião, os produtores apontaram a insuficiência de meios de produção, como catanas, limas, podadeiras, botas de borracha e a degradação das vias de acesso como factores que dificultam o aumento da produção do bago vermelho na província.

Acrescentam ainda o baixo preço do quilo de café, comercializado entre 160 e 200 kwanzas, e as dificuldades de acesso ao crédito bancário como outros constrangimentos.

Por seu turno, o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, que procedeu à abertura da colheita, afirmou que o Executivo local está a adoptar medidas de fomento da produção, através da criação de cadeias produtivas, de transporte e comercialização.

A reabilitação de estradas secundárias e terciárias, distribuição de mudas de plantas melhoradas aos cafeicultores, assim como fazer advocacia junto de credores para financiar a actividade são outras das acções implementadas pelo Governo, no âmbito do fomento da cafeicultura.

Já o presidente da confederação dos empresários de Angola, Francisco Viana, manifestou o apoio aos produtores de café na província, através da distribuição de meios de produção, comercialização da produção local, incentivos financeiros, entre outros.

A Fazenda Filipe, no município de Samba Cajú, acolheu o acto de abertura da campanha de colheita do café na província.

Leia também
  • 25/06/2020 18:43:31

    Finanças retira verbas aos incumpridores no Bié

    Cuito - As unidades orçamentadas que não cumprem, nos prazos estabelecidos, a prestação de contas das verbas a si alocadas pelo Estado, na província do Bié, deverão perder a atribuição dos valores nos próximos meses.

  • 24/06/2020 15:50:45

    Cooperativa piscícola beneficia de sete mil larvas de tilápia

    Dondo - Dez piscicultores enquadrados na cooperativa Somos Nós beneficiaram hoje, no Dondo, município de Cambambe, província do Cuanza Norte, de sete mil larvas de peixe da espécie tilápia (cacusso), no âmbito de um projecto da administração municipal de fomento da piscicultura na região.

  • 23/06/2020 15:37:04

    Agromina investe AKZ 60 milhões em aviário

    Lubango - A empresa Agromina investiu nos dois últimos anos, no Lubango, 60 milhões de kwanzas na implantação de um aviário, que conta actualmente com três mil galinhas de corte e poedeiras.