Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

17 Janeiro de 2020 | 19h21 - Actualizado em 17 Janeiro de 2020 | 19h21

Projectos diamantíferos geram mais de mil empregos

Dundo - Mais de mil empregos serão gerados com a entrada em funcionamento, nos próximos quatro meses, de três novos projectos diamantíferos na província da Lunda Norte, anunciou hoje, sexta-feira, o presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Ganga Júnior, PCA da Endiama

Foto: Rosario dos Santos

Em declarações à imprensa, à margem da sua visita de trabalho à província da Lunda Norte, o responsável disse que os três projectos (Furi, Cassanguidi e Tximbongo) vão produzir 15 mil quilates/mês.


Dos três, o Furi já está em produção piloto, para dentro de três meses iniciar as operações mineiras.

Anunciou que ainda no primeiro trimestre será transferida a sede da Endiama Mining de Luanda para Dundo, no sentido de intensificar a fiscalização nos projectos mineiros existentes na região leste.

A Endiama Mining tem como objecto social a pesquisa, Prospecção, reconhecimento, exploração tratamento, e comercialização de diamantes e minerais acessórios.

Será igualmente transferida neste período, para a cidade do Dundo, a sede da Fundação Brilhante, braço social da Endiama, para acompanhar melhor os projectos sociais da empresa nesta região.

A Fundação Brilhante foi criada em 2004 e tem como objecto social o desenvolvimento de projectos socioculturais em benefício das comunidades localizadas em regiões mineiras e não mineiras.

Governador aponta ganhos

O governador da Lunda Norte, Ernesto Muangala, considera uma medida acertada, a transferência das sedes da Endiama Mining e da Fundação Brilhante, porque tornará mais eficiente e prático a implementação de projectos sociais das empresas diamantíferas na região e a resolução dos problemas pontuais dos trabalhadores do sector.

Com a sede das duas instituições, a província não só ganha do ponto de vista económico como também na formação de quadros, uma vez que grande parte dos seus técnicos podem leccionar em vários níveis de ensino.

Realçou que esta decisão consolida a política do executivo, que é de descentralizar os poderes e/ou os serviços administrativos.



 

Leia também
  • 17/01/2020 22:17:55

    Inaugurada ponte sobre rio Luana

    Cambulo - Uma ponte metálica sobre o rio Luana, no troço Cambulo/Lucapa, província da Lunda Norte, foi inaugurada esta sexta-feira pelo governador provincial, Ernesto Muangala, e o presidente do conselho de administração da Endiama, Ganga Júnior.

  • 15/01/2020 13:39:05

    Macon suspende transporte de passageiros nas estradas 230 e 225

    Dundo - A Macon suspendeu, a partir de hoje, quarta-feira, temporariamente, os seus serviços de transporte de passageiros nas estradas nacionais (EN) 230 e 225, no troço Lunda Norte /Luanda, devido ao mau estado da via.

  • 02/01/2020 12:42:06

    Ravina ameaça cortar circulação na EN - 225

    Dundo - A ligação rodoviária entre a província da Lunda Norte e as de Malanje, Cuanza Norte e Luanda pode ser interrompida a qualquer momento, por causa da progressão de uma ravina que já ''engoliu'' parte da Estrada Nacional (EN) 225, no troço Cambawassa/sede do Lóvua.