Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

07 Janeiro de 2020 | 18h27 - Actualizado em 07 Janeiro de 2020 | 18h26

Agricultura no Cuanza Sul com 15 novos tractores

Sumbe - Quinze tractores e respectivas alfaias agrícolas foram entregues nesta terça-feira à duas empresas, na cidade do Sumbe, pelo Governo da Provincial do Cuanza Sul, visando dinamizar a Agricultura na região.

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Cuanza-Sul: Agricultores recebem meios agrícolas

Foto: Joaquim Tomás

Na ocasião, o vice-governador provincial do Cuanza Sul para área técnica e infra-estrutura, Demétrio Sepúlveda, apelou aos beneficiários a um maior engajamento, de modo a contribuirem no processo de diversificação económica.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, João Ferreira da Conceição Neto, aunciou para este ano a criação de duas  brigadas de mecanização agrícola e uma de reabilitação de estradas secundárias.

Cada uma destas brigadas deverá atender a quatro municípios do Cuanza Sul.

Referiu que o Cuanza Sul tem cerca de dois milhões, 857 mil e 501 hectares de terras aráveis, mas nas campanhas agrícolas têm sido explorados anualmente até 548 mil e 555 hectares, correspondendo a 19% do total.

Desta área explorada, as unidades agrícolas familiares cultivam em 480 mil e 189 hectares e os empresários agrícolas em 68.366 hectares.

Em gesto de agradecimento, Azeitão Marques, da empresa Valoest,e assegurou que vão trabalhar com vista a garantir o autosustento das familias locais, assim como algum excedente para comercialização.

Para a presente campanha agrícola, 2019/2020 com recurso a mecanização agrícola foram preparadas 520 mil e 033 hectares de terra aráveis e estão cadastradas 313 mil e 646 famílias, 453 associações e 116 cooperativas.

A previsão de colheita é estimada em dois milhões, 830 mil e 744 toneladas de produtos diversos.

Sedeadas nos municípios do Libolo e Quilena, as empresas Reclamar e Valoeste desembolsaram para o cofre do Estado 53 milhões 795 mil e 729 kwanzas, para acederem aos meios agrícolas.

As duas empresas apuradas, nomeadamente “ Valoeste”  e Reclamar estão sedeadas nos municípios do Libolo e Quilenda, respectivamente.

A província do Cuanza Sul conta com quatro brigadas de mecanização agrícola Capri Gil, Kuapata, Valoeste e Reclamar, que beneficiaram de tractores e respectivas alfaias.

A cerimónia de entrega dos tractores foi presidida pelo governador provincial, Job Castelo Capapinha.

Leia também
  • 23/12/2019 21:21:11

    CASA-CE quer investimentos agrícola no Cuanza Sul

    Sumbe - O secretário provincial da CASA CE no Cuanza Sul, Mayonoma Manfuane, apelou hoje, Segunda-feira, as autoridades locais a captarem investimentos para dois milhões 857 mil e 501 hectares de terras aráveis por se explorar.

  • 16/12/2019 14:25:35

    RNT moderniza subestação da Gabela

    Sumbe - A Rede Nacional de Transporte de Electricidade, E.P (RNT) está a modernizar a Subestação da Gabela, município do Amboim, Cuanza Sul, com a instalação de transformadores de 220/60 quilovolts (KV) com potência de 60 megawatts (MVA) contra 35 MVA da antiga rede de distribuição, informou hoje, a empresa.

  • 13/12/2019 04:28:53

    Hipopótamos destroem lavras das populações no Cuanza Sul

    Sumbe - Hipopótamos destruíram, nas últimas 24 horas, no bairro do Chitumbo, comuna do Dumbi, (Cassongue), província do Cuanza Sul, 26 lavras de subsistência com culturas de milho, feijão e ginguba.