Angop - Agência de Notícias Angola PressAngop - Agência de Notícias Angola Press

Ir para página inicial
Luanda

Max:

Min:

Página Inicial » Notícias » Economia

01 Julho de 2015 | 12h19 - Actualizado em 01 Julho de 2015 | 12h19

Huíla: Província terá maior pólo industrial do sul do país

Lubango - Trezentos e cinquenta milhões de dólares norte-americanos é o valor estimado que será investido, nos próximos anos, na construção do maior pólo industrial da região sul de Angola, na cidade do Lubango província da Huíla, pelo grupo Silvestre Tulumba e Investimentos (STI).

Envia por email

Para compartilhar esta notícia por email, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Corrigir

Para reportar erros nos textos das matérias publicadas, preencha os dados abaixo e clique em Enviar

Huíla: Silvestre Tulumba - empresário

Foto: José Filipe

Falando a jornalistas, para apresentar o projecto, o presidente do conselho de administração do grupo STI, Silvestre Tulumba Kapose, disse que este financiamento foi conseguido mediante parceria com alemães a custos baixos e prevê criar uma indústria cervejeira, cuja marca não precisou.

Afirmou que neste âmbito está igualmente prevista a instalação de uma fábrica de refrigerantes, uma de processamento de produtos lácteos, uma moageira e um matadouro.

Silvestre Tulumba fez saber que pelo menos dois mil postos de trabalho devem ser criados com a criação desse pólo industrial, que deve ser concretizado nos próximos quatro anos.

“ Temos algumas dificuldades na compra de divisas para complementar a aquisição dos equipamentos a partir do fabricador. Esperamos que até ao próximo mês consigamos pagar, pelo menos, vinte porcento deste valor”, sustentou.

“ Conseguimos o financiamento, mas precisamos de algum apoio institucional do Executivo para levar avante estas intenções”, afrmou o jovem empresário.

Com sede no Lubango e filial em Luanda, o grupo STI existe há dez anos e actua nos ramos imobiliário, hotelaria, comércio de automóveis, distribuição de alimentos, acessórios e lançou esta semana um mega projecto agrícola na comuna do Uaba avaliado em 120 milhões de dólares norte-americanos, numa área de 13 mil hectares.

Leia também
  • 05/02/2019 20:30:46

    Crédito francês avaliado em mil milhões de euros

    Luanda - Um total de mil milhões e 500 mil euros de bancos franceses, Banco Nacional de Paris (BNP), Banco Público de Investimento da França (BPIFRANCE) e a Societe Generale, estão disponíveis para financiar projectos privados em Angola.

  • 03/02/2019 10:32:56

    Mais de mil milhões de kwanzas serão empregues em projectos na Matala

    Matala - Mil milhões, 18 milhões, 527 mil e 126 Kwanzas foram disponibilizados, no âmbito do Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2019, para financiar 37 projectos no município da Matala.

  • 02/02/2019 12:56:57

    Huíla: Caluquembe necessita de mais 50 técnicos agrícolas

    Caluquembe - O município de Caluquembe, a cerca de 193 quilómetros a norte do Lubango, província da Huíla, precisa de pelo menos 50 técnicos agrícolas para dar resposta às 225 associações e 50 cooperativas de camponeses nas comunas da Sede, Calepi e N'gola, que compreendem a circunscrição.

  • 02/02/2019 10:08:20

    Huíla: Caluquembe colhe 15 toneladas de café arábico em 2018

    Caluquembe - Quinze toneladas de café arábico foram colhidas no ano agrícola de 2018 no município de Caluquembe, província da Huíla, registando um aumento de mais sete toneladas em relação a 2017, anunciou hoje (sábado) o director local da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eliseu José.