Angop - Agência de Notícias Angola Press

Kwanza-Norte: Degradação de estrada dificulta acesso à comuna de Kiquiemba

12 Julho de 2004 | 17h27 - Transporte

Ndalatando

Ndalatando, 12/07 - A degradação dos cerca de 60 quilómetros da estrada de terra batida que liga a comuna de Terreiro à de Kiquiemba, na província do Kwanza-Norte, condiciona o acesso à esta última localidade, informou, o administrador municipal de Bolongongo, Daniel Passala Velho.

Em declarações à Angop, o administrador esclareceu que o abandono daquela via, em consequência da guerra, facilitou o crescimento de densa vegetação, incluindo frondosas árvores na estrada, o que impossibilita a utilização desta.

Indicou que para atingirem por estrada a comuna de Kiquiemba, as autoridades municipais de Bolongongo têm de entrar pela vizinha comuna de Vista-Alegre (Uíge), andando dalí cerca de seis quilómetros a pé até a sede comunal de Kiquiemba.

Informou que a população de Kiquiemba foi mobilizada para o trabalho de desarborização, capina e reabertura manual da via que liga a comuna ao resto do município de Bolongongo, cujos trabalhos já decorrem, devendo terminar antes da época chuvosa.

"Tem havido quadros das administrações comunais, munucipais e vários populares que percorrem à pé o percurso Terreiro/Kiquiemba para resolução de questões urgentes", disse Daniel Passala Velho.

Com a estrada de acesso abandonada desde 1976, a comuna habitada presentemente por cerca de cinco mil pessoas tem funcionários das principais instituições do estado, entre elas a administração comunal, a saúde e a educação, tendo entretanto todas as infraestruturas administrativas e comerciais completamente degradadas.