Angop - Agência de Notícias Angola Press

Covid-19: Antiga ministra pede cumprimento rigoroso de medidas

30 Junho de 2020 | 22h36 - Sociedade

Luanda - A antiga ministra da Familia e Promoção da Mulher, Genoveva Lino, apelou nesta segunda-feira, no distrito do Morro dos Veados, municipio de Belas, em Luanda, as pessoas a cumprirem rigorosamente com as medidas para prevenir e conter a propagaçao contra o novo coronavírus (covid-19).

  • Antiga ministra da Família e Promoção da Mulher Genoveva Lino sensibiliza angolanos sobre riscos da covid-19 (arq)

Ao intervir num encontro sócio-comunitário, promovido pela Movangola, referiu que às famílias devem seguir as orientações das autoridades sanitárias sobre a higienizaçao das mãos, uso de mascaras faciais e o destanciamento, bem como denunciarem possíveis suspeitos da doença.

Na sua alocução, a membro do Comité Central do MPLA, partido no poder  em Angola, recordou  que  a covi-19 é uma doença  altamente perigosa e de  contágio muito fácil, daí que os cuidados devem ser maior para a prevenção contra a pandemia.

Por sua vez, o presidente do Movimento de Apoio Solidário de Angola (Movangola), António Alcino Sawanga, frisou que o acto visou proporcionar um ambiente de elevado nivel de reflexao cívica e sanitária, e acima de tudo pedagógico.

“Face ao novo coronavírus, a Movangola realiza acçoes de moralização nos diversos municipios de Luanda, apelando a adotaçao de atitudes e medidas de biossegurança para a prevençao contra a Covid-19, onde cada um se transforme num agente multiplicador da informação”, sublinhou

Já a administradora municipal de Belas, Mariana da Cunha, louvou a iniciativa e apelou à união dos angolanos na luta contra a sua disseminação, bem como à consciencialização sobre a existência do mesmo e sua perigosidade.

Participaram no encontro, que decorreu no Museu da Escravatura, responsáveis da administração de Belas,  de comissões de  moradores, de partidos políticos, organizações não governamentais, autoridades tradicionais, dentre outros interessados.

A covid-19 é uma pneumonia que emergiu na cidade chinesa de Wuhan, em Dezembro, causada por um novo coronavírus. A pandemia tem sido comparada ao síndrome respiratório aguda (SARS, na sigla em inglês) que aconteceu em 2002 e 2003.