Angop - Agência de Notícias Angola Press

Covid-19: Brigada multi-sectorial apreende fármacos expirados

25 Março de 2020 | 16h09 - Sociedade

Huambo - Uma das brigadas multi-sectoriais, criadas no âmbito das medidas de prevenção do Covid-19 (novo Coronavírus), apreendeu, esta quarta-feira, diversos fármacos fora do prazo de validade, detectados numa das farmácias do bairro do Cambiote, arredores da cidade do Huambo.

Trata-se de dez caixas de medicamentos diversos, alguns dos quais com prazo vencido desde Fevereiro de 2019, mas que continuavam a ser comercializados à população que ali se dirigia com as respectivas prescrições médicas.

Entre os fármacos que devem ser incinerados, nos próximos dias, constam, entre outros, frascos Hidratos de Sódicos, Lysc (500 miligramas), Ampicilina com miligramas diversos, Soro fisiológico e Prapamed.

Em declarações à ANGOP, o coordenador da brigada, Cesário Passa, disse que os medicamentos foram apreendidos no âmbito micro-operação de contingência da subida dos preços dos produtos de higiene pessoal (mascaras, luvas e álcool em gel), para a prevenção de possíveis contágios da pandemia do Covid-19.

Referiu que a brigada multi-sectorial vai apenas apreender os medicamentos, enquanto aguarda pelo posicionamento das autoridades sobre a responsabilização criminal ou civil dos proprietários da farmácia.

Entretanto, o responsável informou que os aludidos produtos devem ser incinerados em breve, pois que a administração de fármacos expirados constitui um atentado à saúde pública, visto que pode provocar a morte.

Constituem a brigada multi-sectorial, inspectores da Saúde, Comércio, do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (INADEC) e agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC).