Angop - Agência de Notícias Angola Press

População afectada pela seca recebe 19 mil toneladas de produtos

14 Fevereiro de 2020 | 09h38 - Sociedade

Moçâmedes - Dezanove mil toneladas de produtos foram distribuídos à população afectada pela seca nos cinco municípios da provincia do Namibe desde Março de 2019, segundo o comandante provincial adjunto dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, Ernesto Tchalengua.

Em declarações hoje (sexta-feira) à Angop, o comandante disse terem sido distribuído arroz, acuçar, leite, fuba de milho, feijão, sabão, água peixe seco, conservas e feno para alimentação do gado.

Segundo ele, a seca afectou também 810 mil cabeças de gado bovino e um milhão de caprinos e suino.

"Até ao momento não temos nenhum registo de pessoas mortas por causa da seca em toda extensão da província do Namib", assegurou.

Apontou o município do Virei como o mais afectado pela seca, seguido pelo do Tômbwa, mais concretamente a comuna do Yona, onde habitam os povos Muimbas e Mucubais.

Neste áreas pelas suas caracteristicas geograficas, não se nota a prática da agricultura, dai que os seus habitantes caminham pela domesticação de animais, considerada a sua maior riqueza.

Com a vinda das primeira chuvas, as populações afectadas pela seca efectuaram algumas plantações de culturas nas margens dos rios e vales, mas foram arrastadas pelas correntes das enchentes da chuva.

O comandante, que não avançou o número de hectares destruidos, salientou que os Serviços de Protecção Civil e Bombeiros estão a fazer o levantamento dos danos e encontrar soluções de apoio as famílias.

No âmbito do programa de emêrgencia da seca, a província do Namibe foi beneficiada com 920 motocisternas que foram distribuídas aos cinco municipios, minimizando a carência de água que se fazia sentir no seio das comunidades.