Angop - Agência de Notícias Angola Press

SPCB com 114 novos especialistas

12 Junho de 2019 | 17h27 - Sociedade

Luanda- O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) conta, a partir de hoje, quarta feira, com um reforço de 114 efectivos formados nas especialidades de investigação de causas de incêndios, radiocomunicação e operações com matérias perigosas.

A referida formação, que dotou os formandos de conhecimentos sobre investigação  das causas dos incêndios, na determinação da sua origem, na fonte de ignição, bem como todo o conjunto de situações  propensas, teve  inicio no mês de Fevereiro e contou com a colaboração  de formadores angolanos e cubanos.

Os especialistas estão capacitados trabalhar em acidentes com matérias perigosas e coordenar, a todos os níveis, os sistemas de comunicações nas salas operativas.

Durante o curso foram administrados aulas práticas e teóricas sobre as áreas em causa.

O comandante adjunto de  Serviço Protecção Civil e Bombeiros, comissário bombeiro José Horácio da Silva, considerou importante  potenciar especialistas  nas áreas de extinção de incêndios com técnicas de peritagem, aplicações dos procedimentos, preservação do local, determinação da causa  quer  seja  premeditados  como  intencionais.

No tocante  aos riscos emanados pela produção e manuseamentos de transportação e distribuição dos produtos perigosos, com particular destaque para combustíveis inflamáveis e explosivos, disse, constitui uma preocupação das autoridades,  em função  do número elevado de mortes registadas no país.

Adiantou que, para  o sucesso das operações a todos níveis, são necessárias vias eficazes e operadores de comunicação altamente preparados e dotados de técnicas para recepcionar  e delinear as acções das forças nos distintos territórios  operacionais.