Angop - Agência de Notícias Angola Press

Recuperados semáforos na cidade do Cuito

13 Junho de 2019 | 11h38 - Sociedade

Cuito - Cinquenta sinais luminosos que estavam inoperantes, há mais de seis meses, a nível da cidade do Cuito, foram recuperados, este mês (Junho), pelo Governo da Província, tendo melhorado a movimentação dos automobilistas e peões.

O município do Cuito registou no referido período 13 atropelamentos, na sequência dos quais houve 15 feridos e sem registo de nenhum caso de óbito.  Em relação a igual período anterior, houve mais cinco feridos.

O director de Comunicação institucional e Imprensa do Comando Provincial da Polícia Nacional (PN), no Bié, superintendente - chefe António Hossi, disse à imprensa, hoje (quinta-feira), no Cuito, que os semáforos estiveram inoperantes devido a danificação das baterias que sustentam as placas solares, bem como a sabotagem dos painéis solares por pessoas de má fé .

A cidade do Cuito, segundo a fonte, tem 124 sinais luminosos, salientando que estão recuperados os  das ruas Joaquim Kapango, Sagrada Esperança, Raimundo Serrão, Silva Porto, Sociedade, Padre Fidalgo e 31 de Janeiro, respectivamente.

A nível das restantes oito sedes municipais da província, onde não há semáforos, no primeiro trimestre deste ano, foram registados 11 óbitos e 79 feridos resultantes de 73 acidentes de viação, mais quatro em relação ao mesmo período anterior.

Dos acidentes, ressaltam-se choques entre veículos, choques entre motociclos, entre veículos e velocípedes com e sem motor, contra três da época passada.

São  causas dos acidentes, a imprudência na condução, mau estado técnico dos veículos, desrespeito aos sinais luminosos, não cedência de passagem, entre outros.

Os sinistros causaram ainda danos materiais avaliados em seis milhões 519 mil 900 Kwanzas (mais um milhão e 719 mil kwanzas).