Angop - Agência de Notícias Angola Press

Executivo prevê USD 30 milhões para hospistais municipais

13 Maio de 2019 | 20h46 - Sociedade

Ondjiva - Trinta milhões de dólares norte-americanos serão gastos para a aquisição, este ano, de mobiliário e material técnico de sete unidades hospitalares municipais no país, informou, nesta segundas-feira, em Ondjiva, província do Cunene, o ministro das Finanças, Archer Mangueira.

  • Archer Mangueira, Ministro das Finanças.

De acordo com o governante, os hospitais, que foram construídos desde 2014, nunca foram equipados e só  agora está garantido o montante para o efeito, por via de uma linha de crédito da China.

No Cunene, o hospital abrangido está localizado no municipio do Cuanhama, na localidade de Ekuma, arredores de Ondjiva, e tem uma capacidade para 70 camas, com o objectivo de descongestionar o Hospital Geral de Ondjiva e alargar os serviços hospitalares próximo à população.

O ministro das Finanças, que realizou uma visita de campo no Cunene, encontrou-se com os membros da comissão de combate àseca, visitou as instalações do hospital municipal do Cuanhama.

Com uma população estimada em um milhão, 157 mil e 491 habitantes, a província do Cunene conta com 115 unidades sanitárias, sendo um Hospital Geral de Ondjiva, sete hospitais municipais e 108 centros e postos de saúde, distribuídos pelos seis municípios.