Angop - Agência de Notícias Angola Press

Estação de Tratamento e Distribuição de Água do Calueque operacional

08 Outubro de 2018 | 17h01 - Sociedade

Ondjiva - O projecto de abastecimento de água do Calueque, província do Cunene, zona fronteiriça com a República da Namíbia, encontra-se desde o passado mês de Setembro em fase operacional, com 330 ligações domiciliares numa primeira fase.

  • Estação de tratamento de Água do Calueque

A informação foi avançada, nesta segunda-feira, pelo PCA da Empresa de Água e Saneamento do Cunene, Fernando Cunha, referindo que o mesmo, com uma capacidade instalada de 60 metros cúbicos por hora, comporta uma rede de distribuição com aproximadamente 14 quilómetros.

Disse que os moradores estão a beneficiar do fornecimento da nova conduta através da Central de Captação do rio Cunene com um tempo de funcionamento de 10 horas, o que veio desanuviar a problemática do uso de água imprópria para o consumo humano.

Segundo o gestor, a ETA está concluída e neste momento aguarda-se pela inauguração. Foram feitas ligações e instalação de contadores a 330 residências com fossa céptica, prevendo-se contemplar  1.400 ligações domiciliares.

“Este empreendimento foi construído para reforçar o abastecimento de água tratada às populações de Calueque, no âmbito do projecto transfronteiriço de abastecimento de água ao Cunene, e  vai estender-se à outras localidades”, disse.

Lançado em Janeiro de 2017, o projecto foi avaliado em sete milhões e 500 mil euros num financiamento do Governo alemão.

Localizada a 192 quilómetros a noroeste da cidade de Ondjiva, a localidade de Calueque é considerada, actualmente, celeiro da província, devido a extensão da cintura verde e da pesca artesanal.