Angop - Agência de Notícias Angola Press

Espanha financia infraestruturas sociais no Zaire

11 Outubro de 2018 | 12h51 - Sociedade

Mbanza Kongo - Cerca de oitenta milhões de dólares norte-americanos serão aplicados, a partir do final do primeiro trimestre de 2019, pelo Governo da Espanha na reabilitação de 24 quilómetros de vias urbanas nas seis sedes municipais da província do Zaire.

  • Presidente da Globaltec Desarrollo e Engenieria.S.A, Javier Valero Artola
  • Zaire: Uma das vias da periferia da cidade de Mbanza Kongo a beneficiar de obras de reabilitação
  • Zaire: Visita às vias periféricas de Mbanza Kongo passíveis de obras de reabilitação

O projecto, que terá a duração de 16 meses, será implementado nas cidades de Mbanza Kongo, do Soyo e nas vilas do Cuimba, Nzeto, Tomboco e inclui também a reabilitação de dois hospitais, duas escolas e a construção de residências para técnicos.

A intenção foi manifestada hoje, quinta-feira, em Mbanza Kongo, ao Governo local, pelo Presidente da empresa espanhola Globaltec Desarrollo e Engenieria, Javier Valero Artola.

Em declarações à imprensa, o empresário espanhol explicou que o pacote enquadra-se na segunda fase da linha de financiamento do seu Governo, que desde 2016 permitiu já a reabilitação de 29 quilómetros de vias urbanas nas localidades referenciadas.

Sublinhou que este crédito, cujo valor global não foi referenciado, permitiu também, na primeira fase, a construção de dois estádios de futebol em Mbanza Kongo e na vila do Nzeto.

O empresário do Reino da Espanha constatou, em companhia do governador provincial, Pedro Makita Armando Júlia, algumas vias que poderão ser reabilitadas no âmbito deste programa, na periferia da cidade de Mbanza Kongo.